Que tal tirar os planos do papel, avaliar o que passou e planejar os próximos passos para 2019? Comece o ano novo com o pé direito!

Resultado de imagem para gif planejando

Segundo um estudo feito pela Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, 45% das pessoas fazem listas de promessas no Ano Novo, mas somente 8% das pessoas conseguem colocá-las em prática. Pensando nisso, a coach Nany Martins e a personal coach Claudia Dias, dá dicas de como planejar metas para 2019:

 

 

A prática das listinhas de desejos no fim do ano é muito comum, mas, na maioria dos casos, grande parte deles ficam só no papel. Muitas vezes isso acontece porque você quis colocar tudo em uma só lista. Pois então, aí vai a minha dica: comece com aquilo que é prioridade na sua vida. O que realmente precisa ser feito? Qual mudança tem que acontecer na sua vida?

Quando falamos em prioridades, nos referimos aos desejos/ objetivos que têm um grande significado, ou seja, são extremamente importantes. Compreender a importância de seus desejos e objetivos o ajudará a lutar mais por eles. Com isso, você entrará em estado de alerta para as oportunidades que surgirão no meio do caminho.

 

 

Com suas prioridades na mão, já é possível batalhar para que seus objetivos sejam alcançados. Então, não adianta apenas desejar, é preciso planejar cada passo. Pergunte-se: o que é preciso para fazer para chegar lá?

 

 

Estabeleça a si mesmo um prazo de quando pretende chegar lá. Depois, faça um calendário das suas ações para que as coisas realmente aconteçam. Dessa forma, seu tempo será inteiramente dedicado aquilo que você realmente quer.

 

 

 É sempre válido fazer uma reavaliação de tudo que já tem planejado, bem como analisar se os planos e metas estão alinhados com suas perspectivas futuras. Inclusive, é extremamente indicado realizar, de vez em quando, tal checagem. Se perceber que algo mudou – e que este alinhamento não existe -, o melhor a fazer são ajustes, assim como a revisão dos planos, para poder alcançar os resultados pretendidos. Vale acrescentar que, muitas vezes, diante de mudanças, os ajustes tornam-se necessários. No entanto, nem sempre é necessário mudar os objetivos, mas a maneira de alcançá-los.

 

 

A cada mês, faça uma autoavaliação do que deu certo e do que deu errado. Não se culpe, apenas procure usar seus erros para melhorar nos próximos passos. Identifique os seus pontos positivos e foque no que você tem de melhor.

 

 

Faça uma avaliação com uma perspectiva futura. Imagine, por exemplo, como você estará – em cinco ou dez anos – se continuar agindo da mesma forma. Como irá se sentir, ao ‘olhar para trás’ e perceber que não houve progresso, por ter permanecido numa posição na qual se sentia confortável?  A resposta para tal pergunta, inicialmente, poderá gerar certo desconforto, no entanto, é o primeiro e importante passo para você refletir, se movimentar e agir! E isso o fará sair da zona de conforto. Lembre-se que neste “lugar”, não há espaço para progresso ou evolução.

 

 

Pessoas produtivas possuem metas claras e definidas. Portanto, esteja sempre ciente sobre os seus objetivos. Caso não os tenha, procure defini-los. Isso o ajudará a manter o foco e direcionar sua energia para realizar as tarefas que – de fato – exigem sua atenção. Manter-se focado, inclusive, é fator crucial para aumentar a produtividade. No trabalho, por exemplo, procure priorizar o seu tempo de forma eficaz: separe suas tarefas e atividades, usando uma hierarquia de prioridade e importância para cada uma delas e, claro, faça primeiro, o mais importante. Para finalizar, procure lembrar-se – sempre – que o investimento de tempo pode ser feito de duas maneiras: usá-lo com aquilo que não é essencial, ou empregá-lo na conquista das suas metas.

 

 

Reflita sobre como aproveitar (ou criar oportunidades) para viver melhor seu novo ano profissional. Como colaborador de uma empresa, isso só será possível se você estiver atento às necessidades da sua empresa. Analise, portanto, com bastante carinho, quais soluções sua corporação necessita. De que maneira você poderá aplicar suas competências de forma mais efetiva?

Além desta avaliação, invista nas oportunidades de expandir o seu potencial no trabalho (cursos de aperfeiçoamento, treinamentos, entre outras ações). Pensar em criar caminhos que resultarão em muitas chances de se sobressair profissionalmente, reforçará, junto à sua empresa, a boa escolha que fizeram ao contratá-lo. Outra dica fundamental: faça o que precisa ser feito da melhor forma possível. Este, inclusive, é um princípio orientador para a vida.

 

 

Aproveite o momento para pensar e criar novas possibilidades. Pense, por exemplo, aonde deseja chegar em 2017. Qual patamar deseja alcançar na sua profissão? Quais são seus planos profissionais? A partir desta definição, analise como irá alcançar tais objetivos. Isso mesmo! Quais são os passos importantes e imprescindíveis que o conduzirá na direção da realização das suas metas.

Se a ideia é uma promoção, por exemplo, vale a pena considerar se tal intenção é, de fato, possível. Para isso, analise se esta é uma meta realista. Se a resposta for sim, veja quais passos deve dar para atingir tal objetivo. Talvez isso inclua uma conversa com seu chefe. Neste caso, vale deixar claro suas intenções e quais etapas deve cumprir para a conquista do novo cargo desejado.

 

Quando se sabe o destino da viagem, fica mais fácil definir sua trajetória. Pense nisso!

Tenha um ótimo ano novo 🙂

Imagem relacionada

 

Mantenha contato
11 2382-9631 Rua João Gonçalves, 484 Centro Guarulhos / SP
Idiomas