Como está sua frequência de produtividade?

Manter a concentração nas atividades é algo essencial para alcançar os objetivos, realizar as tarefas com sucesso e manter um bom nível de produtividade. Algumas distrações diárias podem acabar tirando seu foco e consequentemente atrapalhando o bom desenvolvimento do trabalho. O fundador da Escola de Empreendedorismo Longitude, David Pinto, indica quatro formas de driblar os empecilhos e preservar a produtividade diária.

 

Evite as “conversas fiadas”

Segundo David, o primeiro passo para manter a produtividade é evitar conversas sobre assuntos irrelevantes. A partir do momento em que duas ou mais pessoas encontram-se no mesmo espaço, é natural que as mesmas queiram papear sobre assuntos pessoais e novidades. “O caso mais simples e que quase sempre acontece é a pausa para o café na segunda-feira. Os funcionários se encontram para conversar e começam a contar fatos do final de semana e, sem perceber, perdem trinta ou quarenta minutos da manhã.”, explica o empreendedor. Essa prática de tomar café com colegas de trabalho, almoço e lanche da tarde acabam levando a assuntos diversos. O grande conselho do profissional é se policiar. “Todo mundo tem direito a pequenas pausas – que são importantes, inclusive, para um melhor rendimento. Porém, é necessário se policiar para que essas pausas não durem muito tempo”, afirma.

 

Tenha disciplina com o uso do celular

Outro ponto muito importante e que divide opiniões é a questão do uso constante do celular. Com o avanço da tecnologia, manter-se conectado o tempo todo virou uma obrigação, tanto para o trabalho quanto para o lazer. “Hoje em dia é muito difícil encontrar um trabalho que não necessite de internet ou de uma linha telefônica. O problema é quando o profissional acaba dando mais atenção às notificações e mensagens que recebe do que às suas tarefas diárias”, explica.  Além disso, ele comenta que dar uma olhada nos aplicativos de mensagens e de notícias não é proibido, mas a partir do momento em que a produtividade diminui e as tarefas começam a acumular, é preciso parar e analisar o que é mais importante, o celular ou o trabalho. A solução proposta pelo fundador da Longitude é ter uma agenda e disciplinar a si mesmo sobre um tempo de intervalo entre as olhadas no celular, como de duas em duas horas.

Mantenha o foco

Isso é fundamental para garantir a produtividade. Por mais simples que possa parecer, manter o foco é um desafio. Para o profissional, a perda constante de foco leva muitas vezes ao desespero, já que o profissional acaba acumulando tarefas, atrasando as entregas e entra em pânico porque o prazo, claro, se encurta. A solução para ser um profissional focado é ter calma, tomar decisões pensadas e estabelecer as metas para o dia, semana e mês, e cumpri-las de acordo com o planejado.

 

Aposte nas metodologias

A quarta dica é buscar novos métodos. Para o profissional, a grande maioria das pessoas não realiza suas tarefas baseadas em metodologia, gerando um baixo rendimento. “Para todas as ações profissionais, é necessário ir atrás de novos caminhos. A grande solução para manter a produtividade é: buscar novas formas de trabalhar, sempre. Pesquise novos métodos e meios para realizar aquela determinada atividade com sucesso”, explica.

Outro ponto muito importante que o empreendedor ensina é usar a metodologia que já foi aplicada outras vezes e que tiveram sua eficiência comprovada.

“Usar os métodos de grandes empresas como exemplo ajuda no trabalho diário. Mesmo que aquela metodologia não tenha sido aplicada em seu segmento, apostar em algo diferente ajuda no progresso da empresa”, finaliza.

 

 

Conteúdo Relacionado

Mantenha contato
11 2382-9631 Rua João Gonçalves, 484 Centro Guarulhos / SP
Idiomas