Como aproximar colaboradores e canais como TV e aplicativo mobile?

Para implantar um canal de CI é necessário passar por algumas etapas, como por exemplo, conquistar o aval da diretoria para seguir com o projeto e o processo em si de implementação (infraestrutura, integrações, etc).

Ver o canal em pleno funcionamento, do jeito que imaginamos, é uma sensação de dever cumprido. Mas, se engana quem acha que o trabalho parou por aí… É preciso manter o “gás” do início do projeto, não deixar a peteca cair. Ou seja, sempre garantir uma periodicidade de atualização, qualidade/relevância de conteúdo e o engajamento dos colaboradores com a (s) plataforma (s).

O último item tem sido uma dor comum entre os comunicadores, escutamos muito “investimos tempo e dinheiro no canal e eles não valorizam”, “tem tanto conteúdo bacana lá e ninguém interage”, “nunca recebemos feedback sobre nossos canais”, etc. Por isso, decidimos fazer esse post, com 3 práticas importantes para você aproximar colaboradores dos canais da empresa.

 

aproximar os colaboradores

É importante que eles se sintam (e sejam de fato) como peças fundamentais para o sucesso do canal. Uma dica é fazer (mensalmente, bimestralmente ou trimestralmente) um focus group (com no máximo 15 pessoas de perfis e áreas diferentes) voltado apenas para os canais de CI. Esqueça as pesquisas formais, aposte em um bate-papo nesse focus group. Vá por tópicos, comente sobre as editorias do canal, depois a qualidade da escrita, das imagens e por aí vai.

Peça sugestões de como o canal pode alcançar melhor os colaboradores (afinal, o focus group será composto por parte deles J) e vá acompanhando no decorrer dos encontros o que fez efeito ou não.

Viu só?! O desafio de aproximar colaboradores dos canais não precisa ser só da área de CI. Conquiste aliados 😉

 

 

aproximar os colaboradores

Você tem investido em conteúdo humanizado?! Contar histórias reais e apostar em fotos e vídeos dos colaboradores é uma “boa pedida” e garante um engajamento maior do público com o canal.

Você acha que eles perderão uma foto ou vídeo de seu PET na TV/APP?! Ou então quem sabe sua foto de quando era criança, ou uma foto com sua mãe, ou um vídeo contando sobre o primeiro dia na empresa… São N possibilidades de torná-los protagonistas, use sua criatividade e deixe com que apareçam no canal, isso despertará o interesse.

 

 

aproximar os colaboradores

É sempre bom realizar uma pesquisa (semestralmente ou anualmente) para saber qual o real cenário e opinião dos colaboradores sobre a CI. Diferente do focus group, essa sim será uma pesquisa mais robusta.

Peça ajuda dos integrantes do focus para estimular os demais colaboradores a responderem, afinal, sabemos que conquistar essas respostas não é nada fácil. Depois compartilhe os resultados com o grupo também.

MODELO DE PESQUISA DE COMUNICAÇÃO INTERNA 

Mantenha contato
11 2382-9631 Rua João Gonçalves, 484 Centro Guarulhos / SP
Idiomas