• 19/04/2016
  • Comunicação, RH

Esporte: Bom para Saúde, bom para a instituição.

 

Todos sabemos da importância do esporte para manutenção de nossa saúde, existindo o mais adequado para cada pessoa de acordo com sua preferência, habilidade ou necessidade. Sua vinculação está associada às superações e conquistas, por meio de treinamento, persistência, disciplina, aperfeiçoamento e estudo. Motivos suficientes para ensinar ao mundo corporativo.

O Marketing é um conjunto de atividades para satisfazer as necessidades do consumidor. Pode ser entendido de forma comercial ou institucional, este último vem sendo bastante utilizado e não tem como objetivo imediato promover vendas, e sim criar atitudes e comportamentos favoráveis do público (interno e externo) junto ao negócio. O principal objetivo do Marketing Institucional é reforçar a imagem, ou conseguir apoio, englobando várias ferramentas, onde envolve o Marketing Público, Marketing Cultural, Marketing Esportivo, Marketing Ambiental, Marketing Comunitário, Marketing Pessoal e Marketing Ecológico.

Qualquer marca/negócio precisa aparecer junto ao mercado e dessa forma o esporte pode ser uma excelente ferramenta para visibilidade corporativa, gerando credibilidade. Portanto, é importante conhecer o público alvo, os objetivos e a futura audiência, antes de fechar uma parceria com qualquer atividade esportiva, clube, atleta. A comunicação com o público nessa interação é diferente de um marketing voltado a venda imediata. Embora a venda do produto ou serviço seja a base da sustentação econômica de qualquer negócio, no ponto de vista institucional a venda está na conquista da mente e do coração do consumidor, na reputação e na criação de afetividade.

As empresas devem se comunicar com os clientes de forma responsável e sustentável entendendo que o mesmo possui um lado cidadão e outro consumidor, pois o próprio mercado orienta para esse comportamento. Essa comunicação pode ser também com o público interno, como forma de aproximar a marca por um momento mágico, divertido e saudável. Podemos dar como exemplo, uma concessionária de motos que patrocina um passeio ciclístico pela campana “Um Dia Mundial sem Carro”. Por conta dessa parceria a loja começa a colocar em seu portfólio esse apoio ao transporte sobre duas rodas com ou sem motor, ressaltando seu engajamento em causas sustentáveis, promovendo junto ao site, redes sociais, fotos, Clipping, camisetas e forma verbal. Essa atitude da empresa faz a diferença, motivando pessoas e fortalecendo seu branding.

Esporte é saúde e uma empresa saudável, está comprometida com o planeta, a sociedade e seu público. Com estratégia, objetivo, continuidade e criatividade, junte sua marca ao esporte e colha medalhas de ouro.

 

Sucesso e bons negócios!

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Fábio Torres

Professor, Palestrante e Consultor – Especialista em Marketing e RH

Proprietário da Mercúrio T&D

www.mercuriotreinamento.com

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