Cinco dicas importantíssimas para você!


A jornalista Karina Bertolla aponta cinco dicas que todo profissional de Comunicação Interna deve saber. Confira:

 

    

 

 

Ouça os colaboradores

As pessoas gostam dos canais de comunicação que combinam com elas, busque fazer pesquisas internas e focus group para avaliar os canais de comunicação gerenciados por você; procure saber se as pessoas gostam do conteúdo publicado, se a linguagem é atrativa e compreensível; pergunte o que elas mudariam, o que não gostam e o que gostariam de ver na programação; mapeie o público respondente (sexo, faixa etária, tempo de empresa) para cruzar com as respostas. Use as informações para nortear o planejamento da área, avaliando como as necessidades e preferências das pessoas podem ser cruzadas com o planejamento estratégico da empresa, entregando o que a empresa pede, mas do jeito que colaborador gosta.

Sua pesquisa precisa ter uma periodicidade definida para que você possa comparar os resultados e acompanhar a evolução. Existem softwares, como SurveyMonkey, por exemplo, onde você pode fazer isso gratuitamente.

Para se engajar, a gente precisa sentir que faz parte! Quando seus colaboradores virem suas ideias sendo implantadas, se sentirão mais predispostos a participar das ações e continuarão dando sugestões mesmo quando não forem estimulados para isso.

Temos um modelo de pesquisa pronto, é só baixar e aplicar. Faça o download aqui

 

Conheça seu público

Não existe uma receita de bolo para comunicar de forma eficaz, a gente precisa descobrir o que “tem a nossa cara” (ou seja, a cara do colaborador). Ter um mascote ou fazer uma campanha usando álbum de figurinhas, por exemplo, pode parecer algo infantil a primeira vista, mas tudo isso muda de uma empresa para outra.

Com certeza você tem colegas de empresa adicionados nas redes sociais. Eles adoram uma selfie? Vivem inventando hashtags novas? Porque não fazer um concurso da melhor foto postada usando uma hashtag criada pela área de comunicação com algum tema importante que esteja sendo trabalhado na empresa? Ou então usar as fotos dos colaboradores no aplicativo ou na TV Corporativa com uma história contada por eles?  Até mesmo um concurso de vídeos gravados pelos próprios colaboradores poderão trazer resultados diferentes.

Leia também: AVALIE O CONTEÚDO DA CI COM 4 INDICADORES

 

Fale primeiro com os líderes

A área de comunicação precisa gerar a informação, mas o principal comunicador da empresa é o líder, ele é quem dá o tom, quem faz o assunto parecer realmente importante. Mas, muitas vezes, na correria do dia a dia, os gestores não têm tempo de ler todos os comunicados e as equipes acabam recebendo as informações antes deles. Nós, enquanto profissionais de comunicação, ao invés de assumirmos o papel de “inquisidores”, precisamos apoiar a liderança nessa missão e atuar estrategicamente, como parceiros.

Experimente criar uma newsletter exclusiva para líderes enviada no começo do mês, com links e informações sobre a programação, lançamentos de campanhas e prazos que eles não podem perder. Em um único e-mail, crie uma espécie de roteiro contendo “o que preciso lembrar?”, “o que preciso fazer?” “o que preciso alinhar com a minha equipe?”.

Você também pode criar canais onde ele recebe artigos exclusivos, dicas de como melhorar a comunicação com a equipe e outros temas que podem ser explorados com a ajuda do RH.

 

Meça seus resultados, mas não deixe tudo guardado só no PowerPoint

Use as oportunidades que tiver para apresentar os resultados da área ao board da companhia e a toda liderança. Quase tudo que fazemos em comunicação pode ser transformado em KPIs e não apenas o “velho” número de comunicados enviados no ano.

Ao final de cada evento ou campanha, envie avaliação de reação aos participantes; contabilize a participação das pessoas em todas as ações; grave depoimentos contando como as pessoas se sentiram ao participar e o que aprenderam; tire muitas fotos; acompanhe os posts das pessoas nas redes sociais e depois faça uma apresentação com todos os resultados.

Sabe aquela campanha das hashtags? A quantidade de posts pode ser um indicador de engajamento, por exemplo.

No final do ano, pense sobre quais perguntas da Pesquisa de Clima tem relação direta com a área de comunicação e mostre como cada ação influenciou na visão das pessoas. Esse resultado precisa estar na sua mão e não apenas com o RH.

 

Exercite a criatividade todos os dias

Pode parecer maluquice, mas já experimentou se vestir de repórter e entrevistar os colaboradores? Coisas assim te ajudam a criar um teaser inovador ou chamar atenção para um assunto polêmico de forma descontraída. Seja criativo e surpreenda!

E aí, anotou as dicas? Coloque-as em prática e seja um comunicador de SUCESSO!

 

 

 

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