Invista na comunicação com o colaborador, ele é seu principal cliente!

Você sabe como engajar?

Existem empresas que enxergam os colaboradores apenas como máquinas de fabricar produtos ou serviços e ainda encontramos profissionais que se sintam excluídos e perdidos na organização. O engajamento e a comunicação em si ficam em segundo ou até terceiro plano…

“Muitas empresas têm áreas especificas para elaborar a comunicação, mas a estratégia usada não é a ideal e muitas vezes também são desempenhadas por profissionais não capacitados para a função e que não conseguem engajar”, comenta a analista de marketing, Catarina Dias.

Então será que ter habilidade para comunicar e comunicar pelo canal certo, é o segredo para engajar os colaboradores? NÃO! É parte muito importante, mas, é necessário muito mais que isso. Para Carolina Losicer, gerente de engajamento, comunicação e responsabilidade social na Coca Cola Andina o engajamento acontece quando uma pessoa conecta sua motivação individual ao propósito coletivo da empresa:

“O segredo é tocar a motivação de cada um para realizarmos essa conexão. O desafio, por outro lado, é que as motivações são muito particulares, diferentes e diversas, por isso contamos com a liderança para ser esse elo, com base em 4 pilares. Estes pilares são os 4 P’s da motivação que adotamos:

 

Propósito

Onde transmitimos nosso propósito de forma inspiradora e ao mesmo tempo objetiva, deixando claro o papel e valor de cada um dentro da Companhia para gerar pertencimento e orgulho;

Potencial

Onde valorizamos o uso, reconhecimento e desenvolvimento do talento, habilidade e potencial de cada colaborador;

Play

Porque sabemos que gostar do que faz é essencial para fazer bem e por isso incentivamos autonomia e criatividade em todas as esferas de trabalho;

Pessoa

Esse é o pilar central do nosso Programa de Engajamento, fortalecemos a conexão emocional entre as pessoas e com a companhia porque acreditamos que é a emoção que nos move, portanto consideramos esse o fator chave para nossa comunicação interpessoal empática, construção de elos de confiança, tomadas de decisão alinhadas com nossos valores e colaboração de times.”

 

Curiosidade…você sabia, por exemplo, que um colaborador engajado e feliz pode produzir até 12% a mais?

 

Um estudo feito pela Universidade de Warwick (Reino Unido), comprovou que empresas que investem no bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho terão produtividade mais elevada.

700 participantes foram divididos em grupos para assistir um clipe de filme de comédia ou comer chocolate. Depois todos voltaram a trabalhar e tiveram seu nível de satisfação pessoal mensurados.Os resultados mostraram que a felicidade tornou os colaboradores cerca de 12% mais produtivos.

Esse estudo que mencionamos acima é muito bacana e um bom argumento para você conscientizar a liderança da sua empresa sobre o papel da comunicação e do engajamento no clima organizacional. A Carolina nos contou como foi esse processo de conscientização na Coca Cola Andina:

“Aprendemos que, enquanto não trabalhássemos uma verdadeira parceria entre RH e liderança, não teríamos uma comunicação alinhada com nossa cultura e estratégia para impactar clima organizacional. Essa parceria foi se fortalecendo a medida que ressignificamos os produtos de RH para apoiá-los em seus grandes desafios de liderança: liderar suas equipes multiplicando motivação, inspirando o melhor de cada um, aumentar colaboração do time, fazer gestão do tempo em suas rotinas tão cheias de problemas e pressões e isso tudo sem deixar de superar metas diariamente. Quando deixamos claro os benefícios de trabalhar engajamento (tendo os 4 P’s como pilares) usando uma linguagem clara, objetiva e prática, chegamos em um patamar onde os gestores deixam de ver uma avaliação de competências, por exemplo, como uma demanda de RH e sim como uma poderosa ferramenta de inspirar o melhor de cada um do time e, portanto, essencial para resultados extraordinários e pessoas trabalhando mais felizes”, comentou a gerente.

 

Agora você já sabe como engajar, não é? Invista em FELICIDADE NO TRABALHO, isso faz a diferença!

 

Conteúdo Relacionado

Mantenha contato
11 2382-9631 Rua João Gonçalves, 484 Centro Guarulhos / SP
Idiomas