A Comunicação Corporativa é um aspecto essencial da comunicação para a eficiência do trabalho corporativo. Quando bem elaborada e executada, possibilita que a organização consolide uma reputação altamente positiva para seus colaboradores, parceiros e clientes, principalmente no mercado atual, onde a construção e estruturação desse relacionamento é mais importante do que nunca para o sucesso empresarial.

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O que é Comunicação Corporativa?

A Comunicação Corporativa ou Comunicação Empresarial é uma estratégia de comunicação para empresas, que engloba o planejamento, implementação e condução das ações de comunicação interna, envolvendo o público interno (colaboradores da organização) e todo e qualquer relacionamento com o público externo, no âmbito corporativo.

A história da Comunicação Corporativa

Segundo Torquato (2009), a história da comunicação corporativa, ou comunicação organizacional, teve início em 1960 como Jornalismo Empresarial, quando se utilizava o “jornalzinho” como instrumento de comunicação para, especialmente, elogiar os dirigentes.

A história da Comunicação Corporativa

Para Curvello (2012), “a comunicação interna, durante muitos anos, foi definida como aquela voltada para o público interno das organizações (diretoria, gerências e funcionários), buscando informar e integrar os diversos segmentos desse público aos objetivos e interesses organizacionais”.

Multidisciplinaridade na Comunicação Corporativa

Fazer com que a empresa transmita credibilidade aos clientes e promova satisfação entre os colaboradores não é uma tarefa fácil. A boa notícia é que existem diversas ferramentas de comunicação externa e interna para auxiliar nesse processo. Mas, é importante ter em mente que as ferramentas devem ser escolhidas de acordo com as necessidades da empresa.

Multidisciplinaridade na Comunicação Corporativa

Para isso, é fundamental a integração de profissionais de comunicação bem qualificados e de diferentes áreas de atuação como Jornalismo, Marketing, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, pois o conhecimento e experiência de cada um contribui para a criação de estratégias bem articuladas e alinhadas aos objetivos da organização.

Em tempos de alta competitividade no mercado e de demandas cada vez maiores na rotina de trabalho dos funcionários, as instituições precisam estar atentas às estratégias de comunicação exercidas, para estabelecer um bom relacionamento com os clientes e manter alto o nível de produtividade dos colaboradores.

Comunicação Externa

A comunicação externa é responsável pela identidade que a empresa deseja transmitir aos clientes, fornecedores e investidores.

Comunicação Externa

O desenvolvimento de estratégias de comunicação externa é fundamental para identificar as necessidades desse público e os canais ideais para aproximar-se deles.

Os profissionais de comunicação externa devem pensar em ações segmentadas para cada público, pois o conteúdo publicitário criado para os clientes pode não ser atrativo para os fornecedores e investidores.

Mas, as ações comunicacionais não se limitam à publicidade, devem ser criadas campanhas institucionais, eventos específicos para cada público e gestão de redes sociais. E deve-se ter cuidado com as informações que são divulgadas, principalmente nas redes sociais, que são canais de comunicação com um alcance difícil de controlar e que a má percepção de determinado conteúdo pode causar danos gigantescos à imagem da empresa.

Comunicação Interna

A comunicação interna otimiza as relações no ambiente de trabalho e visa internalizar a imagem transmitida ao público externo, de modo que os colaboradores sintam que o papel que desempenham dentro da empresa é valorizado.

Comunicação Interna

A elaboração de estratégias para o público interno, além de motivar os colaboradores a entregar bons resultados, gera mais engajamento entre as equipes, melhorando o clima organizacional.

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A CI pode ser realizada de forma horizontal e vertical. Na horizontal é realizada de uma única maneira para toda a empresa. Na vertical, é realizada de forma segmentada para funcionários de diferentes níveis hierárquicos.

Entre os melhores canais de comunicação para aplicar estratégias de comunicação interna, destacam-se a televisão corporativa e o aplicativo corporativo.

No entanto, quando falamos sobre a comunicação com o público interno das organizações, é fundamental que os líderes tenham conhecimento da importância da sua prática, pois os funcionários tendem a espelhar-se neles e, caso os líderes não levem a sério a comunicação corporativa, toda a estratégia pensada e elaborada por profissionais de comunicação pode ser arruinada.

A importância da Comunicação Corporativa dentro das empresas

Quando bem aplicada, a comunicação corporativa evita rumores dentro da empresa, pois ao manter todos os setores informados igualmente sobre as atividades, você estabelece uma interação efetiva e transparente com os colaboradores, fazendo com que eles se sintam importantes para a empresa e, naturalmente, a criação de fofocas se torna desnecessária.

A importância da Comunicação Corporativa dentro das empresas

Além disso, quando os funcionários entendem que fazem parte da realidade da empresa, eles passam a confiar mais em seus superiores e no trabalho que realizam, sentindo-se mais motivados a entregar melhores resultados e a trabalhar em conjunto.

Uma boa comunicação organizacional também abre espaço para a empresa ouvir as pessoas e se posicionar, destacando-se frente aos concorrentes e estabelecendo um vínculo de confiança que melhora a imagem diante do público externo. Isso explica o motivo das instituições bem-sucedidas, terem a comunicação corporativa presente desde a cultura e política organizacionais até os processos de mudança e melhorias.

Tipos de profissionais que atuam na Comunicação Corporativa

Existem três tipos de profissionais que atuam na Comunicação Corporativa dentro de uma empresa. São eles:

Tipos de profissionais que atuam na Comunicação Corporativa

• Articulador – Contribui para a tomada de decisão e, muitas vezes, está literalmente sentado na diretoria. Possui alto nível de articulação e consegue descrever questões de negócios com muita clareza. Geralmente, são os profissionais que estudaram sobre business e não ficam só nos aspectos técnicos da organização;

• Auto Promotor – São os profissionais que gostam muito de descrever suas realizações e enfatizar os ganhos da empresa com suas conquistas e como a empresa melhorou com sua chegada;

• Técnico – São os profissionais que reclamam por mais espaço na comunicação da empresa e acreditam que podem fazer mais desde que tenham mais espaço.

A importância da liderança junto à área de Comunicação Corporativa

O processo de comunicação envolve transmitir as informações com clareza e transparência e também ouvir os colaboradores. A comunicação interna deve ser constante entre líder e liderados e, é claro, deve ser bilateral. Manter a responsabilidade de comunicar somente com uma área é equivocado, visto que é muito importante a participação de todos os setores nesse processo. Uma forma para transformar isso em um trabalho conjunto é a criação de comitês para ouvir os colaboradores e discutir as ações/propostas. É importante manter o diálogo entre as áreas, promover a integração dos times e comemorar os resultados conjuntamente.

A importância da liderança junto à área de Comunicação Corporativa

Como consequência dessa gestão humanizada, os colaboradores tornam-se mais felizes e alcançam grandes resultados, que é o que as empresas esperam quando investem. Não é viável vencer um jogo que não se conhece a regra. A comunicação existe justamente para garantir que exista uniformidade e qualidade no estabelecimento das estratégias deste importante atributo de qualquer negócio.

Como fazer um bom planejamento de Comunicação Corporativa?

Como fazer um bom planejamento de Comunicação Corporativa?

Um bom planejamento de Comunicação Corporativa é essencial para prevenir ruídos nas ações e no desenvolvimento da equipe de comunicação, e deve conter:

Metas e objetivos

Metas e objetivos

Qual o objetivo da sua comunicação corporativa? Se a sua meta é aumentar o engajamento entre seus colaboradores, você deverá pensar em estratégias para alcançar o seu objetivo e todas as etapas seguintes girarão em torno disso.

Análise de todos os públicos e seus interesses

Análise de todos os públicos e seus interesses

Conhecer os hábitos e os anseios de seus clientes e funcionários é essencial para entender quais estratégias melhor irão atender às necessidades deles

Propostas de estratégias que sejam conciliáveis com a realidade da empresa e do mercado

Propostas de estratégias que sejam conciliáveis com a realidade da empresa e do mercado

Não tente abraçar o mundo de uma vez. É importante definir quais estratégias melhor se adaptam ao momento atual da empresa e as demandas do mercado. Isso ajuda a evitar frustrações no meio do processo.

Definição do budget anual disponível

Definição do budget anual disponível

Para colocar em prática suas estratégias de comunicação corporativa você precisará de recursos que irão gerar custos para a empresa, por isso é fundamental planejar um bom orçamento para evitar prejuízos financeiros.

Mapeamento de oportunidades e ameaças de negócio

Mapeamento de oportunidades e ameaças de negócio

Se você encontrou uma forma nunca explorada pelos seus concorrentes para atrair os seus clientes em potencial, significa que você tem uma oportunidade. Já os riscos são fatores que você não pode controlar, como investir nesse público e não ter o retorno esperado.

A utilização de recursos digitais e um bom plano de comunicação corporativa são muito importantes, mas por si só, não garantem o engajamento do público. Apesar da tecnologia permitir a interação com diversos elementos visuais e sonoros, e o planejamento orientar as ações que devem ser feitas, é imprescindível que os profissionais envolvidos nesse processo tenham a habilidade de transmitir as mensagens de forma mais humana. Isso torna a comunicação corporativa mais próxima do público e automaticamente mais eficaz.

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B2 Mídia Comunicação Corporativa

B2 Mídia

A B2 Mídia é especializada em soluções para a comunicação corporativa, pois dispõe de uma equipe qualificada e entende a importância das informações chegarem ao colaborador com qualidade e no tempo certo. Atuamos em duas frentes principais: TV Corporativa e APP para colaboradores.  Quer saber mais? Entre em contato!

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