Efetividade na comunicação com os deskless pode melhorar os resultados da sua empresa!

A sua empresa mede a efetividade da Comunicação do mesmo modo para todos? Antes de sair criando ações de endomarketing, novos canais, campanhas etc, analise quais tipos de públicos internos ela possui. É bem provável que você se depare com diferentes perfis e esses desníveis merecem atenção e tratamento específicos.

2,7 bilhões do total de pessoas que trabalham no mundo não possuem uma mesa fixa em escritório, são os deskless workess. Esse dado, da Emergence, implica em um cenário complexo e desafiador para o alcance das ações da comunicação interna. (Compartilhamos sobre as dificuldades da comunicação em alcançar os deskless).

Destacamos adiante quatro indicadores imprescindíveis para você mensurar as ações da comunicação interna da sua empresa com esse público:

Pesquisa

Uma das ações mais efetivas para saber se o seu trabalho está surtindo o efeito desejado é perguntar. Sim. Elabore uma pesquisa interativa perguntando aos colaboradores se as informações que chegam a eles são pertinentes, se sentem falta de algum dado que melhoraria a rotina, que tipo de assunto gostariam de receber.

Além de dar abertura para expor as dúvidas e sugestões que certamente contribuirão para a melhoria da rotina nas áreas e, por consequência, a evolução do negócio, essas atitudes aumentam e fortalecem a percepção de pertencimento tão almejado no ambiente corporativo.

Liderança

O líder tem papel fundamental nas relações de trabalho. Tanto que em uma entrevista à Época Negócios, o presidente da consultoria internacional Axialent, Timothy Altaffer, afirmou que “os funcionários não deixam más companhias – eles deixam, na realidade, os chefes ruins”.

Por isso, é também um forte indicador de desempenho das ações da comunicação. Como o principal contato do colaborador com a empresa, o líder dever estar bem informado tanto sobre os resultados da sua equipe, da organização, quanto sobre os problemas e deve conseguir discernir e transmitir aos seus subordinados as informações importantes de modo transparente, respeitando os valores da empresa e as pessoas.

Resultados mercadológicos

Você ainda pode se valer de indicadores de outras áreas para medir o reflexo das investidas do seu trabalho. Tente compreender em que ponto essas ações contribuíram para a mudança de comportamento que levou ao cenário mais positivo. Fique de olho.

Quando o colaborador tem clareza de processos e sente-se respeitado, a tendência é que aumente a produtividade e qualidade com que executa suas atividades.

Outro ponto a observar é a pesquisa de satisfação dos clientes. Eles são efetivamente o termômetro mais imparcial da excelência dos serviços que recebem.

Ferramentas tecnológicas de mensuração

O Worksphere, aplicativo desenvolvido para reunir em uma mesma plataforma todo o sistema de uma empresa integrando o acesso dos colaboradores de onde estiverem e levar a informação simultaneamente, também oferece a mensuração de resultados.

Com esta ferramenta você confere a interação dos usuários com as notícias publicadas, o número de curtidas, número de comentários, mapa de calor com horários de maior acesso, o colaborador mais engajado (o que mais curte e comenta) e o quanto uma publicação é visualizada.

Está disponível para smartphone (Android/iOS), tablet e computador. Saiba mais aqui.

É sempre importante lembrar que os indicadores da comunicação interna, assim como todo o planejamento da área, devem estar atrelados aos objetivos de negócio. Quanto mais essa lógica coexistir, os resultados das empresas serão ampliados e o potencial estratégico da Comunicação fortalecido. Com isso em mente, fica mais tangível entender o que deve ser medido e como criar métricas que façam sentido.

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