• 09/03/2018
  • Comunicação, RH

Inteligência emocional no ambiente de trabalho

Inteligência emocional no ambiente de trabalho - B2 Midia

A inteligência emocional está atrelada ao seu sucesso, atente-se!

É fato que a maioria dos profissionais passa mais tempo com os colegas de trabalho do que com os familiares, e a inteligência emocional pode ser uma grande aliada na forma de lidar com opiniões diferentes, tornando mais fácil a convivência no ambiente de trabalho.

Segundo um estudo feito por Travis Bradberry e Jean Greaves, autores do livro “Inteligência Emocional 2.0”, da TalentSmart, apenas 36% das pessoas conseguem identificar suas próprias emoções.

A pesquisa foi realizada em um longo período, com mais de 500 mil pessoas e reforçou que essa competência é rara e muito valiosa.  Também identificou que o quoeficiente emocional está ligado a 58% do sucesso profissional em qualquer carreira.

Para o Coach e Trainer em Programação Neurolinguística, Roberto Debski, uma pessoa que possui a capacidade de perceber, avaliar, sentir e facilitar o pensamento, compreender a emoção e ter o controle para promover o crescimento emocional e intelectual, em si própria e também colaborando com os outros, certamente poderá ser bem sucedida profissionalmente.

Isso porque o ambiente organizacional é complexo, envolve diversos níveis de relacionamento interpessoal e, requer a habilidade de lidar com pessoas de diferentes naturezas em situações diversas.

O funcionário que treina as habilidades para aperfeiçoar a inteligência emocional, aprimora o relacionamento intrapessoal com mais autoconhecimento e também o interpessoal, com seus colegas de trabalho.

“Pessoas que tem a habilidade em integrar suas emoções à cognição, tendem a usar emoções positivas, desenvolvendo a criatividade e processando de maneira integrada as informações disponíveis. São pessoas mais empáticas e assim conseguem com menor esforço processar informações e resolver problemas emocionais, compreender e ajudar seus colegas e colaborar para o crescimento da organização”, explica Debski.

Principais características do profissional que desenvolve a inteligência emocional:

  • As pessoas apresentam mais satisfação na vida e têm mais facilidade em resolver problemas e lidar com dificuldades do dia a dia.
  • Com maior capacidade de avaliar as próprias emoções e as dos outros, as pessoas tornam-se mais empáticas e capazes de entender como os relacionamentos funcionam.
  • As pessoas com melhores níveis de inteligência emocional tendem a remoer menos os problemas e se relacionam de forma mais assertiva.

A inteligência emocional vem se mostrando fundamental para a vida pessoal e profissional nos dias atuais e por tratar-se de uma habilidade que pode ser treinada, é importante que as empresas criem treinamentos específicos para os colaboradores. Dessa forma, todos saem no lucro.

Confira 12 estratégias para ter mais inteligência emocional e abaixo uma animação com algumas dicas para você incluir nos canais da empresa:

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