O guia da Rock Content escrito por vários especialistas de marketing digital defende que o e-mail marketing ainda é o da vez e que ao contrário do que muitos dizem, essa modalidade de marketing ainda é uma realidade muito forte no mercado, sendo responsável por um aumento considerável de vendas em estratégias de marketing digital.
Por outro lado, a consultora de carreiras Denise Farias, se queixa que os colaboradores da empresa em que trabalha não utilizam o e-mail e que ignoram os comunicados que são enviados por lá. “Eu opto por outros meios, como por exemplo, as reuniões que acontecem durante a semana, assim todos os colaboradores são informados”.
Já o analista de marketing Rodrigo Thiago, que concorda com o guia disse que a forma como a ferramenta é utilizada é que influencia no resultado final. “É preciso elaborar uma estratégia, para que as vendas aumentem ou o serviço oferecido seja alcançado”.
O envio de e-mails pode ser dividido em duas categorias: e-mail marketing e newsletter. A primeira é focada em aquisição, o que pede assinatura, download de algum material ou aplicativo, conversão, compra de produto ou serviço.
Já o newsletter, é focado em retenção – busca melhor relacionamento por meio de conteúdo relevante que pode auxiliar no dia a dia do leitor. Por exemplo, um cliente que comprou um tênis de corrida na semana passada, neste caso seria interessante enviar alguns materiais falando sobre como conservar o seu tênis de corrida. Mesmo o usuário já ter comprado o produto, ele permanece tendo contato com a marca, criando uma relação de proximidade.
Seguem dicas de boas práticas para você aplicar na construção do e-mail certo:
- É preciso separar qual e-mail condiz com cada persona: quais os cargos gerenciais. Essa prática exige um conhecimento afiado de quem você está atraindo e para onde você pretende levar cada uma dessas pessoas;
- Um dos erros mais comuns, é a compra de lista de e-mail, essa aquisição pode trazer baixíssimo retorno no investimento já que nem sempre todos esses contatos resultarão em vendas além da empresa poder ficar mal vista pelo mercado.
- Tomar cuidado para não ser visto como um SPAMMER, a dica é criar um e-mail que não tenha cara de spam:
- Maneirar na utilização de termos como free, clique aqui, promoção, crédito, grátis etc;
- Maneirar na utilização dos sinais gráficos, tomar cuidado ao usar a cor vermelha – ela tende a ser considerada mais spam devido à grande quantidade de varejistas que enviam e-mails com cores mais fortes para chamar a atenção para a venda;
- Não colocar o assunto todo em CAIXA ALTA no seu e-mail, limite também o assunto para aproximadamente 50 caracteres.
Leia mais sobre a série marketing digital
Quer ser encontrado utilize o SEO