• 13/04/2017
  • Comunicação, Corporativo, RH

Empreendedorismo interno

Empreendedorismo interno - B2 Midia

Você já ouviu falar em empreendedorismo interno?

O Empreendedor interno, intraempreendedorismo ou Empreendedor Corporativo é aquela pessoa que trabalha dentro de uma organização e traz inovações para aquela empresa.

“São ações que estimulam seu colaborador a agir e pensar como se fosse dono do próprio negócio, com objetivo de trazer mais produtividade, rentabilidade e melhoria nos relacionamentos”, conta Sabrina Nunes, CEO da Francisca Joias Contemporâneas.

A diferença entre o intraempreendedorismo e o empreendedorismo nato é a tomada de decisão, enquanto no primeiro tipo o colaborador precisa de autorizações para implementar, no segundo tipo, a decisão de agir é do dono do negócio.

Os setores do seu negócio possuem metas que precisam ser atingidas, certo? Estabeleça equipes e um responsável pela meta e dê a missão de criar um projeto contendo objetivos, ações e orçamentos para que aquela meta seja alcançada. Por exemplo: Se uma das metas for aumentar as vendas em 10% no próximo trimestre, leve pra equipe o desafio de criar em conjunto um projeto, delegue um gestor e dê um prazo para a criação.

Após o projeto pronto separe um tempinho com sua equipe para que eles apresentem o que criaram. Avalie os riscos, faça adaptações se necessário e coloque no ar. Antes do projeto ser efetivado, faça as seguintes perguntas:

– O projeto vai gerar algum valor perceptível para o cliente?
– Os resultados ajudam a resolver um problema significativo?
– Há mercado e margem de lucratividade para o produto ou serviço proposto?
– Os objetivos do projeto estão alinhados com as expectativas dos gestores e da organização?

Explique para sua equipe a intenção e a importância dessa ação e no final faça uma premiação. Ao implantar o empreendedorismo interno, você também estará motivando e integrando cada vez mais a sua equipe.

Isso tudo funciona, pois você estimula o poder criativo de sua equipe e cria uma espécie de gestão colaborativa, onde todos são completamente responsáveis pelos resultados. É claro que você precisa participar ativamente avaliando o plano e as execuções para não ser “pego” de surpresa com alguma iniciativa que não deu tão certo, mas independente disso, busque motivar seus colaboradores com acertos e erros. O funcionário precisa se sentir parte da empresa, sentir que ele pode expor novas ideias e tomar decisões.


Entrevistada

Empreendedorismo interno - B2 Midia

Sabrina Nunes

CEO da Francisca Joias Contemporâneas. Formada em Serviço Social com especialização em empreendedorismo pela Fundação Dom Cabral, possui anos de experiência no mercado de consumo B2C e B2B. Ganhadora do Prêmio 10 Mulheres Empreendedoras pelo banco Goldman Sachs.

 


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