O feedback 360 pode ser aplicado por todos que observam e são afetados pelo desenvolvimento do indivíduo
O termo feedback 360, nasceu na década de 1940, é uma avaliação que inclui todos que observam o indivíduo e são afetados pelo desempenho dele.
Pode ser aplicado por: chefes, subordinados, colegas de trabalho. A técnica oferece aos funcionários a oportunidade de receber feedback sobre seu desenvolvimento na empresa.
“É uma ferramenta de avaliação do profissional onde recebe feedback de várias pessoas ao seu redor, que respondem questionários e avaliam suas competências e comportamentos em relação àquela pessoa”, conta Aristides Brito.
Para o Coach, Neurocientista e Diretor da Marca Pessoal Treinamentos, Aristides Brito, essa avaliação é simultânea e muitas vezes pode ocorrer opiniões opostas. “Um exemplo, um colega de trabalho pode achar que o avaliado está muito acomodado, e no mesmo tempo o “chefe” o avaliar como proativo, então nesse caso dá para ter uma percepção mais completa, por isso que leva esse nome, já que conseguimos uma avaliação mais integral. O avaliado não recebe os comentários, mas sim a avaliação final com as principais considerações o que de certa forma preserva os participantes”, conta o profissional.
O ideal é que esse tipo de feedback seja obtido por profissionais nível médio e sênior. A principal diferença entre o feedback comum e o 360 é oportunidade de outros profissionais poder aplicá-lo além dos líderes de uma empresa.
4 principais elementos do feedback 360
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Auto-avaliação
Dá uma chance para o empregado a olhar para seus pontos fortes e fracos, bem como suas realizações e, a partir daí, julgar o seu próprio desempenho;
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Apreciação do superior:
Constitui a parte tradicional da avaliação 360 graus, onde as responsabilidades dos funcionários e desempenho real é avaliado pelo superior;
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Apreciação do subordinado
Dá uma chance de julgar o empregado sobre parâmetros como habilidades de comunicação e motivação, a capacidade de superior a delegar o trabalho, qualidades de liderança.
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Avaliação pelos pares
A resposta correta dada por pares pode ajudar a encontrar as habilidades dos funcionários para trabalhar em equipe, como cooperação e sensibilidade para com os outros.