• 01/06/2017
  • Aplicativo, Comunicação, Corporativo, RH

O profissional de comunicação também é um colaborador

O profissional de comunicação também é um colaborador - B2 Midia

Gente como a gente!

Eles conhecem uma campanha da empresa antes de todos os outros departamentos, geralmente sabem das notícias e novidades corporativas em “primeira mão”, eles são os comunicadores.

E por mais que tudo isso pareça os beneficiar, não devemos esquecer de que são colaboradores como os outros, e que essas propriedades fazem parte de suas atribuições. E é muito importante que sintam-se assim, como parte do time, afinal criar empatia facilita na hora de entender o cenário da organização e identificar o que pode ser feito para melhorar a comunicação.

A Comunicação Interna tem como uma de suas principais funções transmitir informações para os demais colaboradores. Recebem quase ou todos os dias, um bombardeio de notícias de todos os departamentos da empresa, as deixam mais claras e objetivas para depois replica-las.

Para a Gerente Global de Branding e Comunicação Interna da Votorantim Cimentos, Viviane Mansi, o benefício dos profissionais de CI (Comunicação Interna) não está em ter acesso às informações antes, e sim, em recebê-las “olho no olho”: “Temos a oportunidade de fazer perguntas, tirar dúvidas e contra-argumentar. A maioria dos empregados não tem essa oportunidade”.

*Quando perguntamos para Viviane Mansi se ela estimula com a sua equipe na Votorantim a “teoria” de que eles também são colaboradores, ela respondeu que nunca sentiu necessidade mas que depois das perguntas feitas pela B2 Mídia, iria abordar o assunto. Então, fizemos um modelo de pesquisa rápida para a Viviane e pra você usar com sua equipe e entender como lidam com essa questão. Baixe aqui a pesquisa!

COMUNICAÇÃO E LIDERANÇA – LADO A LADO

A área de CI vem crescendo dentro das empresas, e desempenha um importante trabalho em conjunto com a liderança “O mercado mudou muito. O empregado passa menos tempo na empresa (em média 5 anos) e passa menos tempo com a empresa (se distrai com muitos outros assuntos ao longo do período em que está lá). Inspirar pessoas e conectá-las com o trabalho acaba fazendo muita diferença, e podemos ajudar muito nessa jornada”, comenta Mansi que reforça que a função de motivar pessoas é do gestor, e que para qualquer pessoa dentro da empresa, incluindo o time de comunicação, o chefe direto faz toda a diferença para engajar e desengajar também.

ENTREVISTA:

O profissional de comunicação também é um colaborador - B2 Midia

Viviane Mansi – Votorantim

Continue lendo

Ver mais

Entre em contato com nossos especialistas 

Imagem
Quero uma demo!