A Comunicação Interna é para todos!

Pesquisa

Essa é mais uma pesquisa que comprova a importância da área de Comunicação Interna. Inclusive, já escrevi mais sobre isso no blog, veja aqui. Mas, hoje, o assunto é outro: Comunicação Interna segmentada.

Algumas características para uma comunicação efetiva são comuns em qualquer organização, como por exemplo clareza/objetividade nas informações e atualização dos canais. O que pode diferenciar a comunicação de uma empresa para outra é o segmento em que ela atua (Indústria, Comércio, Serviço, etc) fator que interfere diretamente na hora de definir o que, como e quando comunicar, portanto, muito cuidado na hora de colocar em prática ideias de comunicação de outras organizações. Digo isso porque muitos comunicadores fazem benchmarking em outras empresas e voltam acreditando que todas as ações e programas vistos darão certo em sua empresa também. Cuidado! É necessário antes de tudo avaliar o público, e claro, se o que está sendo compartilhado faz sentido e contribui para o sucesso do negócio. Uma boa dica é não descartar ideias, e sim adapta-las. Se algo não “servir” para sua empresa, tente extrair o máximo de informações e ajuste para colocar em prática na sua organização.

Aqui vão algumas perguntas que você deve fazer de comunicar algo ou dar start em uma ação:

  • A linguagem utilizada é adequada para o meu tipo de público?
  • Os conteúdos compartilhados e as campanhas feitas tem a ver com o ramo da empresa?
  • Qual a porcentagem de colaboradores com acesso a e-mail?
  • As atividades dos colaboradores são mais estratégicas ou operacionais?
  • Trabalham in loco ou home office?
  • Os colaboradores já conhecem a missão, visão e valores da empresa?
  • Perfil dos colaboradores: tem mais homens ou mulheres? Pertencem a qual geração?

Você quer receber conteúdos específicos para o ramo da sua empresa? Cadastre-se no seu segmento:

Indústria

Comércio

Serviço

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *