Invista na comunicação com seu colaborador ele é o seu principal cliente

Existem empresas que veem o colaborador apenas como uma máquina de fabricar produtos ou serviços e frequentemente ainda encontramos ou conhecemos colaboradores que se sintam excluídos e perdidos na organização.

Pâmela Nogueira, assistente de comunicação é uma dessas pessoas, mesmo sendo da área de comunicação. Onde trabalha não existe um canal eficaz que informe sobre coisas relativas ao trabalho nem sobre a organização. “Às vezes, fico sabendo de coisas por meio da rádio peão, ” contou.

Essa é uma realidade abordada na entrevista com a analista de marketing Catarina Dias. “Muitas empresas têm áreas especificas para elaborar a comunicação, mas a estratégia usada não é a ideal, e muitas vezes também são desempenhadas por profissionais não capacitados para a função”, explicou.

Uma pesquisa de 2016, feita pela agência Gatehouse do Reino Unido especializada em comunicação, chamada “State of the Sector”, destaca os problemas citados por Catarina.

Segundo os profissionais entrevistados, entre os principais entraves para o sucesso da comunicação interna na organização estão a falta de habilidade em comunicação por parte dos gerentes das equipes e a escassez dos canais de comunicação.

Nas organizações que já se renderam ao mundo digital, a pesquisa aponta um aumento na adesão de TV Corporativa, que está presente em 70% das empresas entrevistadas.

Segundo a analista de marketing Catarina Dias, a TV Corporativa aliada as redes sociais e até mesmo aplicativo são ótimas opções para manter seu colaborador informado e por dentro das novidades da companhia. “Cada ferramenta precisa de uma chamada diferente, uma puxa a outra, uma programação da tv pode levar ao app e por aí vai. ”

Dias destacou que além de informar seus colaboradores, é preciso uma campanha para que eles utilizem e visualizem esses canais de informações. Além de que as estratégias precisam ser claras e focadas para que o objetivo seja alcançado.

Confira 5 dicas para engajar os colaboradores: 

Você sabia por exemplo que um colaborador engajado e feliz pode entregar até 12% a mais de produtividade?

Um estudo feito pela Universidade de Warwick (Reino Unido), comprovou que empresas que investem no bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho terão produtividade mais elevada.

700 participantes foram divididos em grupos para assistir um clipe de filme de comédia, comer chocolate ou falar sobre tragédias familiares recentes. Depois todos voltaram a trabalhar e tiveram seu nível de satisfação pessoal mensurados.Os resultados mostraram que a felicidade tornou os colaboradores cerca de 12% mais produtivos.
Invista em FELICIDADE NO TRABALHO, isso faz a diferença!

 

One thought on “Engaje seu colaborador em cinco passos

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