Inovadores, criativos, multitarefas, ansiosos… eles são os millennials!

 

MAS POR QUE “MILLENNIALS”?

A geração do milênio, ou millennials, leva esse nome por ter nascido no meio do “boom tecnológico” (entre os anos de 1980 e 2000), na transição entre mundos off-line e online. Foram os primeiros a conviver desde pequenos com a tecnologia da informação, acompanharam o início da era da internet, dos videogames e da massificação da mídia. Puderam ver por exemplo, os videocassetes darem espaço aos aparelhos de DVD.

 

PERFIL

Também conhecidos por Geração Y, têm características como essas:

  • Costumam fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo.
  • Priorizam experiências no lugar de compras materiais (adoram viajar e conhecer outras culturas).
  • São muito engajados em ações sociais.
  • São consumidores exigentes, com peso na tomada de decisões de compra. (Buscam principalmente interação com a marca, e marcas que tenham o mesmo posicionamento que eles em diferentes aspectos como por exemplo, sustentabilidade).
  • São extremamente ansiosos e querem as coisas “pra ontem”.

*Se você, de RH, está com algum processo seletivo em aberto na empresa, e o candidato é da Geração Y, saiba quais questões abordar na entrevista. Separamos um material elaborado pelo Portal Santander Negócios & Empresas, baixe aqui. 

 

O COMPORTAMENTO PROFISSIONAL

No mercado de trabalho, os millennials, tem um posicionamento muito incisivo quanto à seu bem-estar. Não aceitam um trabalho que traga apenas benefícios financeiros, buscam viver experiências únicas conciliando vida profissional e pessoal. A maioria opta por envolver-se apenas em atividades que gosta, encarando o dia a dia no trabalho como instrumento de realização pessoal e não mais como uma necessidade ou obrigação.

Na gigante dos eletrodomésticos, Electrolux, só no programa de estágios têm cerca de 70 jovens da Geração Y, segundo a Gerente de Recursos Humanos, Tania Maranha: “A porta de entrada para nossos cargos de engenheiros, analistas e assistentes é na sua maioria composta por esta nova geração. Estes colaboradores são muito mais ágeis e ávidos por feedbacks. Querem estar envolvidos em projetos e em novas iniciativas, estar bem informados e participar das atividades sociais da empresa”.

 

COMO RETÊ-LOS

Para reter os millennials algumas empresas já têm adotado novos modos de trabalho e abandonando tradicionais regras, como por exemplo substituindo as jornadas de 8 horas por dia, 7 dias na semana, com horários marcados por uma jornada mais flexível ou até mesmo executada em casa (home office). 

Mas, é necessário muito mais para manter na empresa a geração de milênio. Na Electrolux, um dos investimentos foi em Comunicação Interna: “Procuramos adaptar os processos em Comunicação Interna, principalmente na nossa Intranet, que agora conta com artigos mais leves e atualizados as novas tendências de mercado e as novas gerações”, comenta Maranha, que também deixou outras dicas (clique aqui e baixe o material). 

Faça como a Electrolux, e melhore sua Comunicação Interna para reter ainda mais essa e as outras gerações da sua empresa. Conte com a B2 Mídia pra isso, temos soluções como TV Corporativa e APP. Entre em contato conosco pelo telefone (11) 2382-9631, estamos aguardando sua ligação!

 

ENTREVISTA:

Tania Maranha – Electrolux

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *