Empatia é definida no dicionário como o exercício de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.

O mundo seria mais fácil se nos colocássemos no lugar do outro, não é mesmo? Principalmente no ambiente de trabalho, onde culturas e posições são diversificadas.

Para a Coach Claudia Dias, a maioria dos problemas de relacionamento dentro das empresas, deve-se ao fato de cada um defender o próprio ponto de vista, ou acreditar que o outro pensaria ou agiria da mesma maneira que você, diante de uma situação.

“O primeiro passo para despertar a empatia, é inclusive, experimentar compreender o posicionamento do colega de trabalho. Entender que cada pessoa tem emoções, sentimentos e perspectivas distintas. Vale ainda considerar que um dos pontos importantes para estabelecer uma comunicação mais efetiva, é a capacidade de tornar-se empático. Tal habilidade permite que esta interação seja muito mais positiva dentro do ambiente corporativo”, conta a Coach.

Quando trata-se do mundo corporativo, a diversidade de opiniões em alguns casos é vista como algo positivo, afinal, quando há mais de um ponto de vista – diante de um problema apresentado haverá mais chances de solucioná-lo.

 

 

 

Como alcançar a empatia?

Autoconhecimento

A empatia está relacionada ao autoconhecimento, isso mesmo, autoconhecimento. Pois, como vamos lidar com o sentimento alheio quando não conhecemos e não sabemos lidar com os nossos? Conheça seus pontos fracos, fortes e emoções.

Mostre interesse ao ouvir

Quando alguém vier “desabafar” algo, demonstre que você está interessado em ouvir. Diga palavras que o estimulem a continuar o discurso. A empatia também depende muito do diálogo.

Imagine o que você faria no lugar do outro

Quando em determinada situação você lidar com alguém que tenha pontos de vista e atitudes diferentes das suas não rotule-o como uma pessoa errada, ou rival. Pense como você reagiria no lugar dele, e lembre-se que ser diferente não tem nada a ver com caráter.

 

Agora que você já sabe que o é empatia e o quanto ela é essencial para as relações de trabalho, que tal colocar em prática com seus colegas da empresa?

 

17

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

One thought on “O poder da empatia no ambiente de trabalho

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *