Conheça as vantagens das redes sociais corporativas e  as ferramentas para implantar na sua empresa

Diferente das redes sociais comuns, as redes sociais corporativas são plataformas online que reúnem profissionais de uma empresa com a intenção de unir, engajar e fazer com que uma equipe interaja naquele espaço corporativo.

“A rede corporativa é totalmente voltada para o desenvolvimento e promoção da corporação, ou seja, busca a interação entre os colaboradores e a empresa, porém, em prol de um maior engajamento dessa equipe com as questões da companhia”, conta Marcelo Montone especialista em Marketing.

A rede social corporativa se torna uma ferramenta de trabalho. Ela integra e incentiva os colaboradores e os steakholders da empresa em uma única plataforma, o que beneficia o diálogo entre todas as áreas das empresas. Ela tem o poder de emitir informação em tempo real e pode ser usada para medir impactos e resultados de ações que são feitas pelos setores da companhia.

Por falar em redes sociais, você sabia que há diferença entre redes sociais e mídias sociais? Podemos chamar de mídias sociais plataformas como Facebook, whatssap, Twitter e o Linkedin. O conceito de redes sociais é a reunião de pessoas no meio virtual.

As redes sociais corporativas surgiram com os avanços tecnológicos e está revolucionando a forma com que as empresas se comunicam com seus funcionários. Porém, algumas empresas ainda não aderiram as plataformas corporativas, isso porque, o termo rede social é entendido por gestões tradicionais como um meio de interação e distrações entre pessoas. Algumas empresas chegam a bloquear plataformas como Facebook, por não entender que também pode ser usado como um meio de comunicação no ambiente de trabalho.

“A rede social corporativa possibilita a conexão dos públicos envolvidos no negócio. Além disso, a rede pode ser colaborativa com foco na integração dos funcionários, pode proporcionar mais agilidade em assuntos e informações que demandam prioridade e descentraliza trabalhos que podem ser gerenciados por rede.  Tudo isso gera troca de experiências e é possível detectar pontos positivos e negativos dentro da empresa, tudo para melhorar”, declara Norberto Chadad, CEO da FIT RH Consulting.

A plataforma corporativa também contribui para reter talentos de uma corporação, essa ferramenta facilita o trabalho do RH quando há necessidade de encontrar funcionários que tenham uma habilidade especifica. “Existem pesquisas que mostram que o melhor canal para trazer um novo talento para o ambiente da empresa é o próprio colaborador. Então se esse tipo de ferramenta for utilizada internamente, para cadastro de currículos, ou como uma plataforma de indicações de outros profissionais, o RH terá um banco de talentos considerável e muito mais alinhado às expectativas da empresa, podendo, inclusive, trabalhar de forma paralela a portais de recolocação”, enfatiza Marcelo Montone.

O especialista também esclarece que o primeiro sinal de que a empresa precisa se modernizar, é o fato de não conseguir conciliar todo o trabalho, sem prejudicar nenhuma parte do processo. Nesse caso, é preciso avaliar o que, realmente será eficaz para a companhia, já que, a partir de uma plataforma básica de compartilhamento de dados e integração entre pessoas, é possível acrescentar ferramentas específicas para cada segmento, que, de fato, atendam às necessidades e otimizem o processo interno de cada empresa.

“É importante ressaltar que todos os departamentos devem estar preparados para o uso dessa ferramenta.  Ela também tem pontos negativos, como por exemplo, tirar a concentração dos funcionários ou se tornar uma fonte de “vazamento de informações”. A empresa deve estar muito ciente dos impactos positivos e negativos dessa implementação”, esclarece Norberto Chadad.

Conheça plataformas de Rede Social Corporativa

Ning.com: Ferramenta global que possui traduções para vários idiomas. Oferece 30 dias de avaliação e planos que variam de R$ 9 a R$ 99 mensais.

SuaRede: Primeiro serviço brasileiro de redes sociais privadas. Oferece 30 dias de avaliação grátis e um único plano completo por R$ 99 mensais. Possui funcionalidades específicas para empresas e afins.

Yammer.com: Em inglês, sem tradução para o português. Foca somente em redes sociais para empresas, mas oferece um plano grátis com muitas limitações.

Lotus Connections: Ferramenta da IBM customizável para cada necessidade.

Entrevistados

foto_norberto

Norberto Chadad é Engenheiro Metalurgista pela Universidade Mackenzie, Mestre em Alumínio pela Escola Politécnica, Economista pela FGV, CEO da Thomas Case & Associados e Fit RH Consulting, e tem “Paixão por Pessoas”.

 

 

 

 

 

 


marcelo mantone

 

Marcelo Montone é formado pela PUC, com especialização em Marketing pela ESPM e Miami AD School, Marcelo Montone vem há 18 anos pesquisando e se especializando inteiramente em internet e agências digitais. O especialista já atuou em cases de sucesso e atendeu contas importantes como a da Prefeitura de São Paulo, da marca esportiva Penalty, do banco Itaú, da MIP Brasil Farma, da rede Café do Ponto, da marca esportiva Asics e da construtora Tenda. Com pesquisas e técnicas inovadoras, Motone se mostra cada vez mais como um respiro de inovação dentro do mercado de marketing brasileiro.


Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

One thought on “O que são redes sociais corporativas?

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *