Empatia é definida no dicionário como o exercício de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.

O mundo seria mais fácil se nos colocássemos no lugar do outro, não é mesmo? Principalmente no ambiente de trabalho, onde culturas e posições são diversificadas.

Para a Coach Claudia Dias, a maioria dos problemas de relacionamento dentro das empresas, deve-se ao fato de cada um defender o próprio ponto de vista, ou acreditar que o outro pensaria ou agiria da mesma maneira que você, diante de uma situação.

“O primeiro passo para despertar a empatia, é inclusive, experimentar compreender o posicionamento do colega de trabalho. Entender que cada pessoa tem emoções, sentimentos e perspectivas distintas. Vale ainda considerar que um dos pontos importantes para estabelecer uma comunicação mais efetiva, é a capacidade de tornar-se empático. Tal habilidade permite que esta interação seja muito mais positiva dentro do ambiente corporativo”, conta a Coach.

Quando trata-se do mundo corporativo, a diversidade de opiniões em alguns casos é vista como algo positivo, afinal, quando há mais de um ponto de vista – diante de um problema apresentado haverá mais chances de solucioná-lo.

 

 

 

Como alcançar a empatia?

Autoconhecimento

A empatia está relacionada ao autoconhecimento, isso mesmo, autoconhecimento. Pois, como vamos lidar com o sentimento alheio quando não conhecemos e não sabemos lidar com os nossos? Conheça seus pontos fracos, fortes e emoções.

Mostre interesse ao ouvir

Quando alguém vier “desabafar” algo, demonstre que você está interessado em ouvir. Diga palavras que o estimulem a continuar o discurso. A empatia também depende muito do diálogo.

Imagine o que você faria no lugar do outro

Quando em determinada situação você lidar com alguém que tenha pontos de vista e atitudes diferentes das suas não rotule-o como uma pessoa errada, ou rival. Pense como você reagiria no lugar dele, e lembre-se que ser diferente não tem nada a ver com caráter.

 

Agora que você já sabe que o é empatia e o quanto ela é essencial para as relações de trabalho, que tal colocar em prática com seus colegas da empresa?

 

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