O principal foco das agências de comunicação corporativa é melhorar a comunicação de seus clientes e comunicar de forma clara e objetiva

As agências de comunicação corporativa são responsáveis por atender e auxiliar a comunicação do público interno de grandes e médias empresas. Dessa forma, é possível agregar valor à marca do cliente, fidelizar e engajar colaboradores e melhorar o relacionamento da empresa com Stakeholders.

A Comunicação Corporativa tem valor estratégico, na medida em que traz vantagem competitiva. Os principais objetivos atribuídos a ela são motivar, convencer e informar os públicos internos e externos à organização.

O principal foco das agências de comunicação corporativa é melhorar a comunicação de seus clientes e comunicar de forma clara e objetiva. O planejamento do trabalho de comunicação corporativa começa pela análise do ambiente empresarial. É como um diagnóstico do negócio, da cultura da empresa, posicionamento no mercado, reputação e imagem com relação aos públicos interno e externo. Esse mapeamento permite saber qual é a percepção da empresa, para então definir estratégias de acordo com o objetivo do posicionamento de mercado. Para isso ocorrer, é necessário mapear um brienfing com problemas, soluções, estratégias. E apontar profissionais e ferramentas para atender as necessidades do cliente.

Geralmente as agências contam com uma equipe composta por jornalistas, publicitários, designs, relações públicas para atender de forma eficaz seus clientes.  As agências de comunicação prestam serviços como Tv Corporativa, Mural digital, revista eletrônica, jornal interno, aplicativos e newsletter.

No Brasil, a comunicação corporativa começou a ser usada entorno dos anos 50. Mas foi nos anos 60 que de fato ela foi efetiva. O profissional de comunicação Antônio de Salvo começou a visitar as redações de jornais de São Paulo e convencia editores a publicarem notícias sobre atividades e produtos da empresa onde trabalhava.

 

3 formas de comunicação corporativa:

Informação Pública: O objetivo é disseminar mensagens unidirecionalmente, usando tv corporativa,newsletters, jornais internos, entre outras. Neste modelo, a empresa não está interessada em coletar feedback.

  • Bidirecional Assimétrica: A empresa abre um canal para coleta de feedback, mas de forma enviesada para os interesses da organização. Por exemplo, a empresa faz pesquisa junto aos seus públicos, mas somente para descobrir quais são os melhores canais para enviar-lhes mensagens.
  • Bidirecional Simétrica: Nesta forma mais moderna, a empresa abre a possibilidade de diálogos,  dedicando-se a interagir e responder às questões levantadas pelos seus públicos.

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