• 07/06/2016
  • Comunicação, RH

Pesquisa aliada no planejamento da sua TV Corporativa

Conheça onze dicas valiosas na hora de inserir uma nova ferramenta de comunicação na sua empresa

A B2 Mídia inicia uma série de reportagens que esclarecerá as maneiras de fazer sua Tv Corporativa funcionar. Dúvidas como: o que passar na programação, qual é o público, como chamar a atenção do colaborador e até mesmo qual a linguagem que devo adotar serão respondidas no decorrer dessa série. Começando com Pesquisa, passo muito importante na implantação de um projeto.

Hoje, falaremos como fazer o planejamento para a pré-implantação da sua TV Corporativa. Lembrando que essa dica não se aplica apenas na inserção da ferramenta de comunicação, mas pode ser usada na rotina do profissional. Como, por exemplo, na elaboração de uma estratégia de marketing digital para o site da empresa.

Fazendo uma pesquisa eficiente com os colaboradores

No geral, as pesquisas institucionais servem como meios de avaliação e satisfação pessoal do colaborador. Esses resultados podem fornecer dados para ajudar a evitar a rotatividade de pessoal e criar um ambiente de trabalho mais produtivo.

Outro fator que pode atrapalhar a comunicação é as repostas genéricas dos colaboradores. Segundo a professora de gestão estratégica Paloma Santana, a maneira com que perguntamos e o incentivo para responder o questionário definem o sucesso ou a derrota da estratégia.

  • Adote um tom descontraído nas perguntas, não deixe a pergunta extensa demais, ela precisa estar mais clara o possível;
  • Ofereça pequenos brindes para o preenchimento de funcionários;
  • Mantenha o anonimato dos participantes, isso é importante para que se tenha o máximo de percepções possíveis;
  • Faça perguntas sobre aspectos que são importantes para os funcionários.

Perguntas como: O que você acha da comunicação interna da empresa? Você gosta de tecnologia? O que você acha de ter uma programação televisiva no seu ambiente de trabalho? O que você gostaria de ver nessa programação? O que você gostaria de saber sobre a organização?, podem ser usadas na hora de criar esse questionário, mas é importante destacar que essas perguntas provavelmente mudarão, devido a estratégia ser diferente em cada caso.

Antes de instalar é preciso planejar

Além disso, a colocação da TV Corporativa é mais que um investimento financeiro, ela modifica a cultura organizacional da instituição. Sua implantação deve ser feita de forma estratégica, sempre aliadas aos objetivos e necessidades comunicacionais da instituição.

A palavra chave para esta fase é “planejar”. É fazer um diagnóstico completo, para compreender as necessidades de comunicação da empresa com o novo veículo. Nesse sentido listamos alguns pontos que você deve dar destaque:

  • Fazer uma pesquisa quantitativa entre os funcionários, a fim de saber o que eles acham sobre o novo meio de comunicação;
  • Dentro dessa pesquisa destacar o que os funcionários gostariam de ver nessa programação;
  • A partir das repostas qual tipo de conteúdo é interessante passar na Tv, isso é importante já que os mesmos, serão os telespectadores da novidade;
  • Quais os tipos de colaboradores que eu quero impactar com a TV Corporativa;
  • O acesso ao conteúdo poderá ser feito de outros dispositivos moveis, com por exemplo, celulares, tablets e IPADS;
  • Quais as áreas da empresa estão mais deficitárias no que diz respeito ao alinhamento estratégico de informações;
  •  Quantos televisores eu irei precisar e em quais lugares eles serão instalados.

Falando sobre esse último aspecto sobre a decisão de onde planejar estrategicamente a posição dos seus pontos de tevê, o diretor comercial da B2, Renato Thompson, indica que o ponto seja um local de bastante movimento dos colaboradores, mas que ao mesmo tempo não atrapalhe a produção. Lugares de convivência comum, como o café ou o refeitório são as melhores opções. “Essa não é uma regra, existem clientes que colocam as tevês dentro da própria operação”, contou Thompson.

Além dessas dicas, é importante que a gestão faça uma comparação da eficiência dos outros meios de comunicação que a empresa já exerce, por exemplo, os avisos em quadros. Isso é importante, pois depois da implantação da TV Corporativa, você consegue fazer um levantamento do aumento de pessoas usuárias e consequentemente o número maior de colaboradores que estão mais ligados as notícias da sua empresa.

 

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