Realizar várias tarefas ao mesmo tempo, gera um resultado positivo no final do dia?! Você é multitarefa?

Com o passar dos anos, os profissionais começaram a desenvolver diversas habilidades ao mesmo tempo.

Este perfil é chamado de multitasking, que têm a habilidade (e gostam) de fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo e alterná-las de maneira rápida.

Quando o assunto multitasking é colocado em pauta, muitas opiniões surgem sobre o tema. Para alguns, esses colaboradores são vistos como produtivos, engajados e atenciosos, para outros, ser multitarefa não é sinônimo de produtividade.

Para Paulo Aziz Nader, consultor no setor de desenvolvimento organizacional de programas executivos, liderança e de gestão de talentos, lidar com várias atividades ao mesmo tempo pode ser muito desgastante e esse desgaste pode não ser identificado, o que leva os funcionários a errarem sem notar.

O especialista, conta também que é preciso ficar atento as tarefas desnecessárias ou o aumento indevido de atividades. Nesses momentos, os gestores também devem auxiliar as equipes a priorizar corretamente suas ações. “Para isso, é muito importante saber identificar suas próprias emoções, intenções e comportamentos. Além disso, é importante perceber e gerenciar as emoções coletivas que emergem na equipe, ajudando assim a manter um relacionamento eficiente e produtivo entre seus membros”, diz.

Organize seu dia

É fato que algumas profissões acabam sendo multitarefas por natureza e a possibilidade de trabalhar no estilo home office contribuí com essa versatilidade.

O ideal é que o profissional comece suas tarefas a medida que elas surgirem:

  • Classifique suas atividades em urgentes e não urgentes e dê prioridades. A técnica Pomodoro (é um método de gerenciamento de tempo, na prática, a Técnica Pomodoro consiste em trabalhar por blocos de tempo com 5 minutos de intervalo a cada tarefa finalizada), indica que a cada 25 minutos você deve trocar de tarefa e anotar o que já produziu.
  • Você pode dividir cada 25 minutos entre as tarefas ou trocar de tarefa a cada 25 minutos. Assim, você se força a correr contra o cronômetro e ainda analisa sua produtividade.

“Trabalhar com mais assertividade é essencial para que a produtividade seja mantida, evitando tarefas desnecessárias. Porém, os momentos de descontração não devem ser esquecidos: são eles que recarregam as nossas baterias para mantermos a produtividade em alta”, finaliza.

Os profissionais multitarefa geralmente costumam fazer horas extras, o que também nem sempre é bom. Nós fizemos uma animação sobre isso, você já viu? Confira abaixo e faça o download gratuito AQUI.

 

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