Todos os públicos precisam de COMUNICAÇÃO!

 

Essa é mais uma pesquisa que comprova a importância da área de Comunicação Interna. Inclusive, já escrevi mais sobre isso no blog, veja aqui. Mas, hoje, o assunto é outro: Comunicação Interna segmentada.

Algumas características para uma comunicação efetiva são comuns em qualquer organização, como por exemplo clareza/objetividade nas informações e atualização dos canais. O que pode diferenciar a comunicação de uma empresa para outra é o segmento em que ela atua (Indústria, Comércio, Serviço, etc) fator que interfere diretamente na hora de definir o que, como e quando comunicar, portanto, muito cuidado na hora de colocar em prática ideias de comunicação de outras organizações. Digo isso porque muitos comunicadores fazem benchmarking em outras empresas e voltam acreditando que todas as ações, programas e vistos darão certo em sua empresa também. Cuidado! É necessário antes de tudo avaliar o público, e claro, se o que está sendo compartilhado faz sentido e contribui para o sucesso do negócio

Com relação aos canais para CI também não se precipite em achar que todos resolverão os seus problemas, eles contribuem e muito, mas, é preciso identificar qual é o melhor para sua empresa e também se o conteúdo está adequado. Temos dois conteúdos sobre isso, veja:

 

Falha na comunicação ou na forma de comunicar? | Avalie o conteúdo da CI com 4 indicadores

 

Mais uma boa dica que deixamos no post de hoje, é não descartar ideias, e sim adaptá-las. Se algo não “servir” para sua empresa, tente extrair o máximo de informações e ajuste para colocar em prática na sua organização.

Aqui vão algumas perguntas que você deve se fazer antes de comunicar algo ou dar start em uma ação de CI:

 

 

 

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