A rádio peão pode ser aliada da comunicação interna

Hoje o post é sobre a tão temida rádio peão!

Muitas fake news, ou seja, notícias falsas são compartilhadas na internet/redes sociais todos os dias. Comentários e compartilhamentos não param durante dias, até tudo ser esclarecido e comprovado (e isso nem sempre acontece). Mas, você já parou para pensar que até ser ratificada, a informação chegou para milhões de pessoas? Pois é, o alcance é muito rápido e o prejuízo pode ser alto.

 

Fake news interna

Agora pense o que uma fake news pode causar em uma empresa. Como aquela informação ou comunicado distorcido pode prejudicar uma organização perante seus colaboradores? Eu te respondo! Danos na comunicação, reputação, imagem e principalmente, na relação de confiança, influenciando negativamente até no turnover (frequência com que colaboradores entram e saem de uma empresa).

A famosa rádio peão é uma interação espontânea entre os colaboradores, um meio de comunicação não-oficial que nunca deixará de existir. Isso mesmo que você leu! Essa comunicação informal, esse telefone sem fio, sempre existirá. O que se pode fazer é minimizá-la ou potencializá-la para contribuir com a área de comunicação interna e não jogar contra.

 

Dicas para minimizar:

  1. Transmita mensagens simples e claras nos canais oficiais, não deixe brechas para diferentes interpretações.
  2. Estabeleça uma periodicidade de comunicação e a mantenha.
  3. Ouvir às vezes é tão importante quanto falar, disponibilize canais para ouvir os colaboradores.
  4. Reforce constantemente com os gestores a importância da comunicação com seus liderados, de fazerem-se presentes e disponíveis para o esclarecimento de todas as dúvidas.
  5. Busque uma cultura empática, que entende as necessidades e apontamentos dos colaboradores.
  6. Lembre-se que os canais de comunicação nunca substituirão o “olho no olho”, alguns comunicados devem ser ditos/repassados pessoalmente.
  7. Manter a credibilidade. Cumprir o que é falado é regra básica. Isso garantirá que confiem sempre na comunicação oficial da empresa.

Para ter a rádio peão ao seu lado, mapeie quem são as pessoas que tem credibilidade na empresa (geralmente, são os colaboradores com mais tempo de casa) e mantenha-os mais perto e até ativos nas ações de comunicação interna. Já pensou em reunir essas pessoas mensalmente para contribuírem com ideias para a CI?! Não esqueça dos gestores, eles têm muita credibilidade que pode e deve ser utilizada.

 

6 características de uma boa área de Comunicação Interna

 

Conteúdo Relacionado

Mantenha contato
11 2382-9631 Rua João Gonçalves, 484 Centro Guarulhos / SP
Idiomas