Os colaboradores da B2 Mídia tiveram a oportunidade de conhecer e colocar em prática a técnica do Design thinking

Você já ouviu falar sobre design thinking? Para entender melhor, a B2 Mídia recebeu o Professor Universitário e Coach, Roberto Ueno, que ministrou o workshop criativo. O coach enfatizou a importância de todos os funcionários expressarem ideias que podem ajudar no crescimento da empresa e colaborador.
Para exemplificar, foi feita a cocriação da nossa Tv corporativa visando facilitar a comunicação empresarial, seja entre colaboradores, entre empresa, fornecedores ou até mesmo com clientes.

Design thinking é uma metodologia de cocriação dividida em três pilares:

Empatia: a capacidade de se colocar no lugar do outro.
Compartilhar: ter várias pessoas em uma equipe e abordar todos os pontos de vista para validar e criar valores.
Experimentação: fase de testes, propósitos e projetos para se adequar a uma realidade.

“É um método onde o ser humano faz a diferença e desenvolve projetos para outro ser humano”, declara Roberto Ueno.

Aqui na B2, os nossos colaboradores tiveram a experiência de viver o design thinking na prática. Foram realizadas várias ações em grupo, onde os funcionários tiveram a oportunidade de expressar ideias para alavancar o desenvolvimento da empresa.

Para o nosso colaborador, Raphael Macrini, aplicar o design thinking foi de grande  importância para “abrir a mente” e perceber que toda ideia é bem-vinda, por mais doida que possa parecer. “Se você batalhar pelo o que você quer, mostrar que pode ser feito, a empresa e o colaborador podem crescer juntos. E isso é uma motivação para cada funcionário não guardar ideias e expressar opiniões que podem gerar um bom resultado para todos”, conta.

Para Roberto Ueno, toda organização que deseja crescer e quer se destacar precisa ter um diferencial, e para isso é preciso criar um sistema de inovação constante. “O caminho do sucesso empresarial é a inovação”, enfatiza.

Inovação constante é a missão para criar uma vantagem competitiva a médio e a longo prazo. Isso é importante para a empresa ter estabilidade no futuro. Todo projeto desenvolvido pelo design thinking, aliado a plataforma de gerenciamento de equipe faz com que cada colaborador se sinta engajado na participação de criar valor para as pessoas e para a empresa, em uma competição sadia onde todos participam.

Entrevistado

Roberto Ueno - Design ThinkingRoberto Ueno é Matemático e Físico, professor de curso pré-vestibular, de graduação, pós graduação e MBA. Mestre em Sistemas de Informação e Conhecimento PMI. Palestrante de Finanças Pessoais e Business Model Canvas, Design thinking para Empreendedores e Educadores. Estudioso de gestão de inovação e criação de negócios sociais e startups, de análise técnica de mercado de capitais, matemática financeira e Social Business. Conhecido como Netweaver pela articulação em inúmeras comunidades, fomentando um novo mindset empreendedor. Foi  Co-organizador líder do Startup Weekend Change Maker Guarulhos. É facilitador e co-fundador do INO9 Group.

Conteúdo Relacionado