A transparência evita expectativas surreais e frustrações.

Muitas empresas têm como valor a transparência, que hoje em dia é difícil ver fora do papel, ou seja, na prática.  É possível perceber a falta de transparência na comunicação entre gestores e colaboradores e também na ausência de espaço e/ou oportunidade para desenvolver talentos, sugerir ideias e realizar feedbacks.

Para Vera Cavalcanti, professora na FGV (Fundação Getúlio Vargas) quando a questão é transparência é necessário ter coesão entre o verbo e a ação “Não basta ter um discurso bem elaborado e convincente, é preciso acreditar no que está dizendo para que sua expressão verbal e postural reflita a sinceridade da sua fala. O nosso corpo fala mais do que as palavras e ele denuncia quando não estamos sendo coerentes e transparentes.”

Transparência

 Muitos profissionais não se preocupam com o resultado porque não sabem para onde estão indo

É indispensável para o êxito de um negócio os colaboradores estarem por dentro dos assuntos estratégicos da empresa e saberem quais são os objetivos principais, o prazo para alcança-los e constantemente serem informados de “em que pé que está”, isso traz até uma segurança maior para o colaborador, pois, ele sabe que está em uma empresa organizada, focada em resultados e o principal, que o considera como peça importante para alcançar o sucesso.

E o bacana nisso tudo, é que praticando a transparência as empresas motivam seus colaboradores a também serem transparentes, desenvolvendo um ambiente de trabalho melhor e evitando até a famosa  “rádio peão”.

 

Conheça aqui as 7 características de uma equipe de sucesso

 

A transparência NÃO TEM PREÇO

Ser transparente não tem preço, é isso mesmo, o custo é 0. O que precisa é de um diálogo frequente, coerente e alinhado entre a diretoria da empresa, o RH e os gestores para definirem o que pode (e deve) ser exposto aos colaboradores e como trabalharão isso. Apostar em uma comunicação clara, motivadora e que “quebre as barreiras” da hierarquização é um bom começo, já a área de Recursos Humanos pode investir em workshops, palestras e reuniões.

 

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