As ações de comunicação podem aproximar as equipes!
Integração:
Substantivo feminino de origem latina que significa ato ou efeito de integrar. A expressão é muito utilizada em empresas, pois trata-se de um conjunto de ações que visa integrar os colaboradores novos e antigos, e fazer com que eles se identifiquem com a empresa mais rapidamente.
No ambiente organizacional, a integração pode ser vista em quatro níveis:
- Integração entre pessoas: Adaptação ao novo chefe imediato, aos novos colegas de trabalho, interação com o ambiente de trabalho e clima organizacional;
- Integração pessoa X empresa: Apresentação da empresa – sua história e atuação no mercado – e das Políticas de Recursos Humanos (visão, missão e valores), apresentação das normas de segurança, apresentação dos produtos e serviços da organização;
- Integração entre setores: Visitação entre os principais setores da organização, encaminhamento do novo colaborador ao seu setor de trabalho.
Para Analisa de Medeiros Brum, autora do livro “Respirando Endomarketing”, o ideal é que empresas estabeleçam programas internos que incentivem o trabalho em grupo, ou seja, a reunião das pessoas em torno de um objetivo comum, além de festas e campanhas que proporcionem o contato direto.
Um exemplo disso é a ação realizada pela Geodis (líder em serviços de transportes aéreos e marítimos), que teve como principal objetivo: integrar os departamentos. Cada mês a CI da Geodis trabalha e enfatiza um valor da empresa através de campanhas e em Outubro o valor escolhido foi PAIXÃO, e eles promoveram o seguinte:
“A ideia do quiz surgiu para criar um ambiente de harmonia e estreitar a interação entre os colaboradores, gerando uma disputa em que a equipe mais APAIXONADA venceria”, contou Priscila Cordeiro, analista de RH da Geodis.
Os canais de comunicação e ações desenvolvidas são ferramentas importantes para manter o empregado conectado à corporação.
Na GEODIS os colaboradores só tinham acesso as perguntas e aos desafios da semana por meio da TV Corporativa, nenhum conteúdo foi enviado por e-mail e isso estimulou também a adesão da ferramenta digital. “Elogiaram bastante a ação e a repercussão foi muito interessante. Todos aderiram ao quiz e gostaram muito da iniciativa”, comentou Priscila.
O problema para uma integração entre funcionários e chefia pode estar no individualismo e a própria empresa pode estar estimulando, mesmo que não haja intenção. Para que a integração aconteça e seja positiva para o novo colaborador, entre as equipes, para os líderes e liderados é preciso que a empresa entenda a importância da informação e dos programas internos.
“Acreditamos que temos trabalhado mais fortemente para que as ações de comunicação interna fiquem mais eficazes, e acredito que estamos conseguindo”, explicou Priscila Cordeiro, que ressalta sobre os feedbacks que recebe: “Vez ou outra alguns colaboradores nos dão sugestões de como melhorar e pontos que acharam interessantes. Está sendo bem legal”