Além dos negócios

Casal se une para obter sucesso nos negócios

Duas pessoas, uma paixão! É assim que começou o relacionamento da jornalista e empresária Dóris Fialcoff, e o João Carlos, gestor de manutenção industrial e também empresário.

Juntos a quase dois anos, o casal mora na região metropolitana de Porto Alegre em Cachoeirinha, município conhecido por ter um grande distrito industrial e ter a sede de grandes empresas. É nesse contexto que o casal resolveu abrir a Querida Cerveja. “Se é mais difícil empreender com o marido? Sim, é. Porém, eu não trocaria isso por nada,” contou Dóris.

A progenitora do segmento no negócio foi ela, após assistir uma entrevista com Kathia Zanatta, a primeira sommelière de cervejas formada no Brasil, a paixão pelas cervejas artesanais foi praticamente imediata, “Me encantei por todo o universo delas”.

Durante o primeiro curso de sommelier de cervejas que Dóris fez, ela começou a procurar um quadro para colocar a sua coleção de tampinhas, que como ela mesma disse “Estava aumentando rápida e lindamente”, o problema é que ela não encontrava, foi aí que de tanto falar para o João ele resolveu fazer uma para Dóris. “E não é que fez mesmo, e infinitamente melhor do que eu sequer podia imaginar, quando ele me entregou, fiquei tão encantada que já fui logo dizendo que estava tão sensacional que deveríamos comercializar”. Foi assim que nasceu a marca, inicialmente focada em souvenirs e experiências cervejeiras.

Quanto aos desafios de empreenderem juntos, o casal brinca dizendo que os dois discordam de muitas coisas, e que é um grande desafio. “A relação precisa estar muito equilibrada, assim como cada um individualmente, para que as coisas não fiquem muito misturadas e uma condição não fazer a outra desaparecer”.

Falando agora sobre comemoração, o dia dos namorados do casal é repleto de mimos. “Nós somos bastante caseiros, nesse dia nos programamos para um jantar especial em casa, a cozinha se torna um cantinho para troca de carinhos, gosto de cozinhar para ela, flores, abraços e muito amor para dizer que ela é a mulher da minha vida. ” Ah e muita cerveja também.

Se você quer começar um negócio junto com seu parceiro, confira as dicas de João e Dóris:

  • Saiba dividir as tarefas, não vale querer fazer tudo;
  • Separe as atividades de acordo com a afinidade de cada um;
  • Para empreender juntos, é preciso antes “se aprender”, a si mesmo, ao outro e à unidade que forma o casal
  • Seja proativo, isso serve para qualquer um que queira empreender;
  • Seja flexível;
  • Aprenda a fazer das diferenças as qualidades complementares para tocar o negócio;
  • Qualifique-se profissionalmente;

13d45050-3804-43ca-bf58-56d4b70ad420

 

Conheça mais sobre o Querida Cerveja