Que tal tirar os planos do papel, avaliar o que passou e elaborar os próximos passos para 2022?
Segundo um estudo feito pela Universidade de Scranton, nos Estados Unidos: planos
Pensando nisso, a Coach Nany Martins e a Personal Coach Claudia Dias, passaram algumas dicas de como podemos planejar as metas para esse ano:
1 – Liste suas prioridades
A prática das listinhas de desejos no final do ano é muito comum, mas a maior parte deles ficam só no papel. Essa situação é bem recorrente com pessoas que tentam colocar tudo em uma lista só, e se esse for seu caso, que tal começar com aquilo que é prioridade na sua vida? O que realmente precisa ser feito? Qual mudança é necessária a partir de agora?
Quando falamos sobre prioridades, nos referimos aos desejos/objetivos que possuem grande significado. Compreender a importância destes te ajudará a saber como lutar para conquistá-los, e com isso, você entrará em estado de alerta para as oportunidades que surgirão no meio do caminho.
2 – Faça um planejamento
Estando com suas prioridades em mãos, a batalha para conquistar seus objetivos fica mais clara. No entanto, apenas sonhar não é o suficiente, o planejamento se faz necessário. Pergunte-se: O que posso fazer para chegar lá?
3 – Determine prazos
Estabeleça a si mesmo um prazo de quando pretende chegar lá. Depois, faça um calendário com as ações que pretende pôr em prática, e assim parte de seu tempo será dedicado para o que você realmente quer, de uma forma mais organizada.
4 – Mudança de planos
Reconsiderações frequentes de seus planos como um todo (pensando em objetivo e trajeto) são muito válidas e indicadas, até porque estamos em constante mudança. Caso perceba que algo mudou e está desalinhado, o mais recomendado a ser feito é a realização de ajustes, mas também se questione: é isso que eu realmente quero? É esse o caminho que eu pretendo trilhar para atingir meus objetivos?
5 – Evite procrastinar suas ações
Deixar para depois é uma armadilha silenciosa e sagaz onde muitos caem sem perceber, de pouco em pouco você pode até esquecer da real importância e significado que aquele desejo tem para você.
Praticar seu lazer, compartilhar seus objetivos com amigos e manter-se focado no lado bom das coisas são algumas dicas do que pode ser feito para driblar a procrastinação.
6 – Procure fazer uma autoavaliação
A cada mês, procure fazer uma autoavaliação do que foi ou não realizado e porquê. Mas não se culpe, apenas procure usar seus erros para saber o que pode ser evitado nos próximos passos. Identifique seus pontos fortes e foque no que você tem de melhor.
7 – Saia da zona de conforto
Pense em seu futuro! Imagine por exemplo, como você estará em cinco ou dez anos se continuar agindo da mesma forma. Como você se sentirá ao ‘olhar para trás’ e perceber que não houve progresso por ter permanecido numa posição na qual se sentia confortável?
A resposta para tal pergunta, inicialmente, poderá gerar certo desconforto, no entanto é o primeiro passo para você refletir, se movimentar e agir! E isso o fará sair da zona de conforto. Lembre-se que neste “lugar”, não há espaço para progresso ou evolução.
8 – Melhore a produtividade
Pessoas produtivas possuem metas claras e definidas. Caso não as tenha, procure defini-las. Isso te ajudará a direcionar sua energia para realizar as tarefas que exigem sua atenção.
No trabalho, por exemplo, procure otimizar seu tempo: separe suas tarefas e atividades usando uma hierarquia de prioridade. Procure se lembrar que o investimento de tempo pode ser feito de duas maneiras: usá-lo com aquilo que não é essencial, ou empregá-lo na conquista das suas metas.
9 – Desenvolva suas competências profissionais
Reflita sobre como aproveitar melhor seu novo ano profissional. Como colaborador de uma empresa, isso só será possível se você estiver atento às necessidades de onde trabalha. Analise portanto, quais soluções sua corporação necessita. De que maneira você poderá aplicar suas competências de forma mais efetiva?
Além disso, invista nas oportunidades de expandir o seu potencial no trabalho (cursos de aperfeiçoamento, treinamentos, entre outras ações). Criar caminhos que resultarão em muitas chances de se sobressair profissionalmente, reforçará à sua empresa a boa escolha que fizeram ao contratá-lo. Outra dica fundamental: faça o que precisa ser feito da melhor forma possível. Este, inclusive, é um princípio orientador para a vida.
10 – Defina uma estratégia para ter sucesso na sua vida profissional
Aproveite o momento para pensar e criar novas possibilidades! Pense por exemplo, onde você deseja chegar em 2022. Qual patamar deseja alcançar na sua profissão? Quais são seus planos profissionais? E a partir desta definição, analise como irá alcançar tais objetivos.
Se a ideia é uma promoção, por exemplo, vale a pena considerar se tal intenção é de fato possível. Se a resposta for sim, veja quais passos você deverá seguir para atingir tal objetivo e talvez isso inclua uma conversa com seu chefe. Neste caso, vale deixar claro suas intenções e quais etapas deve cumprir para a conquista do novo cargo desejado.
E por fim, não se esqueça: