• 12/07/2016
  • Comunicação, RH

Aplique 7 ações de endomarketing na sua empresa

Descubra como aliar a CI e endomarketing e aplicar na sua empresa estrategicamente

 

As ações de endomarketing são tão importantes quanto o plano de comunicação interna dentro das empresas. Segundo a administradora especialista em Recursos Humanos e educação profissional e tecnologia Telma Zacarias, existem algumas diferenças entre endomarketing e comunicação interna. “O endomarketing tem a finalidade de melhorar ou

facilitar a motivação dos colaboradores, já a comunicação é um elo entre setores da organização”. Ou seja, se esse elo se rompe a comunicação fica deturpada e pode causar colapso. Telma ainda inteirou que apesar de diferentes os dois são aliados, já que um complementa o outro. “É muito mais fácil transmitir informações com estratégias pensadas e planejadas para cada situação distinta. Por isso, separamos sete ações de endomarketing que você pode implantar na sua empresa. E se você quer saber tudo sobre endomarketing basta clicar aqui e baixar nosso e-book gratuitamente

Estabeleça canais de comunicação interna – O nome comunicação já diz tudo, e se você quer se comunicar e se comunicar bem com seus colaboradores, crie já um canal que faça essa interação. Como já dizia, o apresentador Chacrinha, “Quem não se comunica, se trumbica”, essa é uma dica valiosa para criar interação entre o público e a empresa. Existem várias plataformas no mercado, entre elas estão a  TV Corporativa/ Mural Digital e o Aplicativo interno. Além disso, é importante disponibilizar alternativas para ouvir os colaboradores. Estabeleça canais de comunicação de mão dupla, onde cada funcionário pode dar a sua opinião e receber uma resposta.

Defina um treinamento voltado para a cultura da empresa – Essa é uma parte essencial do marketing interno, é nessa etapa que o colaborador já começa a se integrar à empresa. Os valores institucionais devem ser vistos pelos colaboradores como parte de si mesmo, além disso, é preciso fazer com que toda a empresa inclusive líderes e gestores entendam a importância desses valores já, que por muitas vezes, eles são vistos como modelos a serem seguidos por outros funcionários.

Premiações e programas de reconhecimento – Esses métodos são as melhores formas de mostrar ao colaborador o valor que ele tem para a instituição, e que os seus esforços são reconhecidos e compensados. Existem várias maneiras de premiar, por exemplo, um dia de folga, uma viagem patrocinada pela empresa, passaportes para parques, ingressos de show, cinema, boliche e até mesmo um certificado.

Ofereça benefícios – Isso não precisa significar uma despesa grande para a empresa, mas mostra ao colaborador que ele é reconhecido e valorizado. Uma dica é ir em busca de convênios e parceiros, com empresas próximas ao local de trabalho, como academias, cursos de idiomas e restaurantes. Outra maneira é apresentar um horário de trabalho flexível ou opções como home office (trabalhar em casa). Além de beneficiar seus colaboradores é uma maneira de promover mais qualidade de vida, aumentando a produtividade e construindo uma imagem positiva sobre a marca.

Promova encontros colaborativos – Relações pessoais tem muito a ver com as profissionais, por isso promova momentos de relaxamento e integração entre colaboradores. Os momentos mais comuns são, os happy hours, mas você pode ir além, como por exemplo, grupo de estudos, atividades físicas, campanhas sociais etc.

Funcionários desmotivados? Então está na hora de investir em atividades motivacionais – São importantes para manter os funcionários satisfeitos com o trabalho e atuando em seu melhor nível de produtividade. Procure realizar atividades como palestras e seminários motivacionais, voltados para aquilo que seus colaboradores precisam ouvir.

Hora de ver os resultados – A melhor maneira é realizar pesquisas para identificar o clima institucional. É preciso avaliar regularmente se essas estratégias estão dando certo. Para isso, é possível realizar pesquisas de satisfação entre os colaboradores.

“Envolver os colaboradores e mostrar que com esse processo, todos vão sair ganhando e mostrar para cada um sua importância no processo de implantação, parece simples, mas não é, porque já tem toda uma cultura envolvida no contexto”, explicou Telma, por isso a principal dica da especialista é a dedicação e persistência. E lembre-se as ações de endomarketing não podem ser apenas usadas no momento em que a empresa passa por uma dificuldade, o planejamento de endomarketing deve ser elaborado a partir dos valores da companhia e ser muito bem estruturado para alcançar seu real objetivo.

 

Fonte

Telma Zacarias – Especialista em Recursos Humanos e educação profissional e tecnologia.


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