Aprenda a identificar o público da sua TV Corporativa

Quatro passos para conhecer seu público na hora de implantar sua TV Corporativa

O que atrai seus colaboradores? Noticiário sobre o Brasil e o mundo, previsão do tempo, qual a situação do trânsito nas vias, notícias sobre a empresa, publicidade, programas de entretenimento. Enfim, são inúmeras maneiras que a Tv Corporativa pode comunicar seu colaborador. Mas, antes é preciso identificar o público da sua Tv Corporativa.

A gerente de RH da empresa Flexform Daniela Lima, contou que no projeto de implantação da TV, não houve inicialmente uma pesquisa, já citada no post anterior Pesquisa aliada no planejamento da sua Tv Corporativa, mas que a ação deu certo por lá. “Decidimos que seria bacana e faria todo sentido com nossa cultura organizacional e velocidade que precisaríamos ter para informar as novidades”.

“Cultura organizacional” esse é o ponto. Como se sabe, toda a empresa tem a sua, não se trata de uma receita pronta, é baseado nesses fatores que nasce não só o público alvo, mas também a linguagem adotada, assunto que falaremos no próximo post.

A definição do termo “cultura organizacional” está ligado ao conjunto de conceitos e hábitos, normas e crenças, rituais, valores e experiências que são responsáveis por dar uma descrição especifica para um determinado grupo, nesse caso os colaboradores de uma instituição.

A melhor maneira de conhecer o seu público é justamente pesquisando, e isso pode ser adotado não só na comunicação interna, mas também na busca por um novo cliente, por exemplo. O ideal seria uma pesquisa individual, sobre os valores e interesses do seu colaborador. Além disso, você pode criar dinâmicas em grupo e até mesmo em uma conversa mais distraída com os gestores e líderes de equipe.

  1. Trace um objetivo, onde quer se chegar, por exemplo, a intenção da Tv é estabelecer vínculo com o colaborador;
  2. Pesquisa individual com colaboradores;
  3. Reforce a cultura do feedback e avaliações de desempenho. As avaliações 360 graus permitem que se identifique oportunidades de desenvolvimento e capacitação entre as lideranças da sua equipe, isso ajuda a compor um conteúdo de dicas de softwares ou cursos que interesse o colaborador, por exemplo;
  4. Utilize nos questionários uma linguagem mais próxima e humanizada.

A partir desses dados levantados você já conhecerá o seu público. Outra dica é criar visualmente quem são seus colaboradores, uma ferramenta que ajuda nessa criação é o buyer persona, lá você pode acrescentar características e até nomes para seus personas Essa é uma maneira de criar personagens fictícios que descrevem os padrões de comportamento, é bastante usado em atividades de marketing por meio de pesquisa.

Saiba mais como realizar uma pesquisa eficaz