Boas-vindas: você sabe receber um novo colaborador?

Como desejar boas-vindas e integrar novos colaboradores na equipe?

Todo “primeiro dia de trabalho” é um pouco tenso, afinal, conhecemos um novo local, novos colegas, pensamos nos desafios que virão e ficamos com muita expectativa. Pensando em amenizar essa tensão, muitas empresas buscam tornar a experiência do “primeiro dia” algo leve e bacana de recordar. A BRbid (plataforma global de leilões) e a Loggi (empresa de tecnologia focada em logística) são exemplos de organizações que se preocupam com a questão e investem nas boas-vindas:

“Para nós, a nossa casa (sim, a BRbid é a nossa casa) deveria ser diferente das outras empresas. Ela deveria projetar a nossa capacidade de nos tornar aquilo que gostaríamos de ser. Acreditamos que pessoas fazem de nós o que somos e relacionamentos nos levam além. Estamos a caminho do nosso objetivo e a cada dia que passa o conjunto das nossas ações fazem com que cresçamos um pouco mais dia após dia. Então, receber bem uma pessoa é parte natural dessa essência. Queremos que elas se sintam sempre acolhidas e queridas por nós.” comenta Rafaela Santos, gerente na BRbid.

A Loggi acredita que é no estágio inicial que os colaboradores criam suas primeiras impressões, se engajam com a cultura da empresa e sobre seu papel.

“Para fazer com que os recém-chegados se sintam confortáveis e seguros desde o primeiro dia, estruturarmos uma semana intensa de imersão e onboarding bastante prático com todas as áreas. Acreditamos que conhecendo os processos e as pessoas chaves desde o início, fica mais fácil para os novos tripulantes entenderem os direcionamentos e propósito do que fazemos.” diz Karina Vasques, VP na Loggi.

boas-vindas

Na BRbid, os colaboradores são apresentados para toda a empresa no primeiro dia, escolhem a foto que desejam no crachá e no espaço para o nome podem colocar como gostam de ser chamados. A Loggi organiza uma agenda cheia para a primeira semana dos recém-chegados, cada área se apresenta e eles também realizam atividades práticas para entenderem todo o processo.

“A atividade que mais encanta é, sem dúvida, a operação logística no galpão. Esse é o momento em que se bota a mão na massa e onde tecnologia e logística se encontram. Os novos Loggers realizam desde a recepção dos caminhões e triagem eletrônica das caixas, até o acompanhamento da separação, observação das máquinas e esteiras de última geração em funcionamento, roteirização das entregas e por fim, o despache aos motofrentistas. Tudo isso com muita tecnologia e velocidade, o que deixa todos com a sensação de #uau!” diz Karina.

Na fase final dessa semana intensa acontece um happy hour de integração com os veteranos e quando saem do escritório o celular apita e… surpresa! Um SMS avisa sobre uma entrega que está indo para sua casa. O “logger” vivencia como é a experiência de uma entrega expressa com acompanhamento em tempo real pelo smartphone.

Confira mais algumas ideias de como recepcionar novos colaboradores:

  • Café da manhã ou almoço especial:

Imagine surpreender o colaborador com uma refeição bem bonita e pensada para recebê-lo? Essa ação passa uma mensagem muito importante logo no primeiro contato do funcionário com a empresa, de que naquele espaço ele é valorizado e não apenas “mais um” dentre todos os outros colaboradores.

 

  • Quizz de curiosidades:

Conhecer o novo colaborador além de suas bagagens profissionais é um método muito inteligente para entender quem a pessoa é e o que ela pode agregar além de suas experiências no mercado. Monte um formulário com perguntas pessoais como, comida preferida (isso pode inclusive ser aplicado na dica acima), hobbies, estilo musical entre outras. Mais uma vez, a mensagem desse tipo de ação é: Você é importante e queremos te conhecer.

 

  • Atividades “quebra-gelo”:

Além da integração e/ou dinâmicas tradicionais que geralmente ocorrem no momento de boas-vindas, preparar um momento de descontração entre os colaboradores – principalmente, se a recepção for para mais de um colaborador – pode ajudar na identificação e criação de vínculos logo no primeiro dia. Que tal uma partida de dama? Ou um jogo para descobrir algo sobre o outro? Use a criatividade e peça a opinião deles sobre essas atividades.

 

Os canais de comunicação também podem te ajudar!

Apresentar os novos colaboradores na TV Corporativa e/ou em uma plataforma mobile também é bacana, além de facilitar que todos conheçam quem está chegando, é uma forma de já demonstrar que a empresa está feliz em receber esses novos profissionais e se preocupa com essa recepção.

E aí, anotou todas as dicas?! Por mais simples que seja, não deixe de fazer algo diferente para dar as boas-vindas aos novos colaboradores, isso fará toda diferença na sua jornada profissional.