Com o “boom” do e-commerce, é natural que a loja física tenha a impressão de que sua força diminuiu no mercado, mas, uma pesquisa da Mercafácil mostra o contrário, apesar do crescimento das lojas online, os consumidores fazem 4,3 compras por mês no varejo físico, o que é uma frequência alta. Esses dados nos mostram que concentrar esforços para melhorar cada vez mais a experiência de compra do consumidor nas lojas físicas, não é tempo perdido, e sim, investido, para que eles continuem deixando de ser internautas, e se tornem consumidores em potencial.
Dentre os fatores decisivos para o processo de compra, avaliar as alternativas é um deles, nesse momento o consumidor já entendeu a necessidade de obter o produto ou serviço, mas ainda precisa filtrar as opções que o mercado oferece, e é aí que o seu ponto de venda precisa ser atrativo o suficiente para ele.
Mas como fazer isso?
Reunimos 5 dicas para você aplicar no seu PDV, que com certeza farão a diferença nos seus números e atrairão mais clientes.
Posicione seus produtos de forma estratégica: Manter a loja apenas organizada não é mais o suficiente, é necessário também encontrar uma estética visual agradável e eficiente para os seus produtos, sempre levando em conta o fluxo de vendas de cada um deles.
Ao fazer essas mudanças em sua loja, leve em consideração 3 itens:
– Todos os produtos estão visíveis?
– Eles estão organizados de forma fácil de achar?
– As informações necessárias sobre eles são fáceis de obter?
Use o marketing sensorial: Em meio a tantas estratégias, estimular os sentidos do consumidor é muito eficaz, pois explora além da visão, tornando a atmosfera do estabelecimento mais completa. É claro, que cada segmento deve encontrar quais opções funcionam melhor e assim adaptá-lo. Um exemplo comum do uso do marketing sensorial, são as músicas que sempre tocam nas lojas, sejam elas de vestuário ou supermercado, isso torna mais agradável o tempo que você passa dentro desses locais.
Escolha o visual correto para a sua loja: Diferente do posicionamento dos produtos, nesse tópico falamos da loja inteira. Nós, somos seres visuais e estar em um ambiente convidativo e bonito, é essencial para o consumidor ficar o maior tempo possível na loja. Por isso, lembre-se que o seu estabelecimento precisa traduzir o que é vendido e para quem está sendo vendido. Uma loja de roupas para o público jovem, não pode ter a mesma identidade visual que uma loja de utensílios domésticos.
Invista em atendimento diferenciado: Todos sempre dizem que um bom atendimento é primordial, mas é sempre “mais do mesmo”, além de atender bem os clientes, ser cordial, prestativo e educado, é necessário fazer algo a mais. Hoje, o atendimento humanizado é muito valorizado, por isso, treine as equipes para criar vínculos com seus clientes, trazendo sensação de conforto e confiança.
Use soluções de digital signage: Estar no varejo físico, não significa abrir mão das tendências digitais do mercado, para se manter “vivo” é importante acompanhar essas mudanças. As vitrines digitais e menuboards automaticamente atribuem valor a sua loja, deixando tudo mais moderno e sustentável. Hoje, o mercado possibilita dar um UP nessas soluções, acrescentando alguns recursos, como o reconhecimento facial.
Dificilmente o varejo físico irá acabar e a forma mais inteligente de mantê-lo forte e atrativo é unir os benefícios de ambos os lados, para assim conseguir um resultado ainda melhor.