Como comemorar o Dia dos Pais na empresa

Saiba como usar o dia dos pais para criar elo entre colaborador e empresa

Você já tem alguma ideia de como comemorar o dia dos pais na sua empresa? Como o segredo de toda ação é o planejamento, resolvemos antecipar esse assunto que movimenta não só as empresas mas, também todo o comércio.

Comemorar datas especiais na empresa pode ser uma ação importante no processo de motivação dos colaboradores e essas iniciativas podem ser tomadas por empresas de grande, médio e pequeno porte. Infelizmente alguns acreditam e enxergam essas ações como gasto e não como um investimento, mas, é importante ressaltar que além de deixar seus colaboradores mais felizes, a iniciativa mostra uma boa imagem da empresa e contribui para o clima organizacional.

“Demonstrar para o colaborador que a empresa está antenada, que se importa e quer comemorar tais datas com suas equipes de alguma forma, faz com que exista um sentimento de importância e leveza no ar”, contou Marianna Barcelos especialista em Endomarketing.

Sugestões para você aplicar na sua empresa

A primeira é uma dinâmica. Separe alguns minutos do dia, e junte toda equipe em uma roda. Peça para os colaboradores, contarem histórias marcantes da juventude, daquelas do tipo “essa vai ficar para contar para os meus filhos”. Sem dúvidas o papo vai render boas risadas e muita cumplicidade. Outra dica, bastante usada nas empresas é a confraternização e entrega de presentes.

Que tal organizar uma visita das crianças na empresa? Peça aos seus colaboradores que levem seus filhos para passar uma manhã com eles e conhecer o o seu ambiente de trabalho. Organize brincadeiras e atividades que remetam ao trabalho dos pais, forneça um café da manhã divertido para um momento de descontração entre os pais e os filhos. Essa aproximação é muito importante, tanto para a criança quanto para o colaborador que irá se sentir mais próximo de seus filhos.

No quesito brindes, a Unimed Sergipe, distribuiu um kit ferramenta como lembrança, a ideia era que o presente fosse funcional para os pais, e acabou caindo no gosto dos colaboradores. “Só o fato, da Cooperativa ter lembrado de nós, pais, já é válido”. “Adorei o presente. Portátil e muito útil”, esses foram os comentários dos colaboradores publicados no site da empresa. Além do kit, a Unimed promoveu um concurso cultural, os pais enviaram fotos, que transmitissem um momento entre pai e filho. A mais votada ganhou um fim de semana no Resort, com direito a acompanhante e refeição. Essa é uma boa opção para você que tem budget disponível.

Ainda falando sobre brindes, personalize materiais do dia a dia como agenda, canetas e copos/canecas com frases, nome do colaborador, dos filhos e até fotos. A ideia é que ele possa ter contato todos os dias, isso ficará sempre em sua memória afetiva e criará um vinculo maior com a empresa que se preocupa com a sua relação com a família.

Já para o coffee break, um clássico infalível, aposte em uma decoração temática, como recados nos pães, gravatas de guardanapo, bigodes no copo etc. O grupo Ramassol – uma das mais importantes marcas do mercado na fabricação de esquadrias e estruturas metálicas, comemorou o dia dos pais com um café da manhã para os colaboradores e para os que eram pais, presenteou com uma camiseta personalizada, a estampa era a imagem do funcionário com o filho. Conseguir a foto de cada colaborador não será tarefa fácil, peça ajuda ao RH, que provavelmente tem a ficha com o telefone fixo do colaborador ou algum de recado, ou promova uma campanha usando os meios de comunicação internos. Pode ser trabalhoso, mas com certeza terá muito valor sentimental.

Paternidade não é um assunto muito discutido, principalmente no meio corporativo, promova em seus meios de comunicação interna uma palestra com roda de conversa e debate sobre o assunto, aonde os pais poderão falar sobre suas expectativas e dificuldades. Reserve um tempo durante o expediente e convide algum palestrante ou influenciador.

Os meios de comunicação interna, são grandes aliados nas ações de endomarketing, por isso utilize canais, como a TV Corporativa para fazer gincanas, por exemplo, “Filho de peixe, peixinho é”: peça foto dos pais com seus filhos e divulgue na TV e/ou plataforma mobile com números para votação (sobre quem é o filho mais parecido com o pai) no final da semana passe com uma urna e recolha os votos.