• 17/05/2016
  • Comunicação, RH

Como medir os resultados no marketing digital

Esse é o último post da série marketing digital, você já aprendeu como o marketing digital pode ajudar sua empresa, como inserir o marketing digital através das redes sociais, técnicas de SEO e sobre como fazer seu e-mail marketing funcionar. Depois de tudo isso implantado é hora de medir os resultados da sua estratégia de marketing e este post te dirá qual o melhor caminho.

Escolher ferramentas úteis antes de colocar uma campanha de marketing digital em prática é fundamental. Segundo o analista de marketing Rodrigo Thiago, é importante acompanhar os resultados das ações, ainda mais quando esse acompanhamento pode ser feito em tempo real.

O analista contou, que essas plataformas reduzem o tempo de busca e análise de dados, contribuindo com relatórios que agilizam a avaliação das informações vindas de seus canais digitais.

O Google Analitics, por exemplo é uma dessas plataformas. Uma ferramenta gratuita, onde é necessário apenas configurar os códigos disponibilizados pela plataforma no seu website ou no seu blog. A partir do guia da Rock Content separamos algumas métricas do Google Analitics:

  • Sessão/ Visitas: O número de sessões mostra o total de visitas que o seu site ou blog recebeu naquele período que está sendo analisado. O gráfico apresentado nesse momento mostra a variação de audiência daquela página: quantas pessoas acessaram seu site e qual a média de tráfego total que você tem obtido com as suas estratégias. Isso ajuda a descobrir, se o conteúdo que você está produzindo está sendo consumido;
  • Usuários/ Visitantes únicos: Quantas pessoas visitaram o seu site ou blog, somente uma vez naquele período;
  • Páginas por visita: O número médio de páginas que cada usuário do seu blog ou site visita ao longo do acesso é fundamental também para entender como ele tem se comportado diante o conteúdo que está sendo disponibilizado por você no mundo online;
  • Taxa de rejeição: Também chamada de “bounce rate”, trabalha a porcentagem de pessoas que eventualmente deixaram o seu blog ou site após visualizarem apenas uma página. No caso de blogs, por exemplo, uma taxa de rejeição de 70% apesar do número alto, não é uma métrica ruim, uma vez que o usuário tende a entrar para ler um artigo e sair logo depois;
  • Duração média da sessão: A duração média da sessão pode estar ligada ao tempo que o usuário ficou lendo o seu conteúdo, essa duração significa o tempo gasto em uma publicação, site ou blog.
  • Canais de aquisição: A plataforma também permite que você descubra quais são as fontes de tráfego que levaram os usuários ao seu site. Essa métrica é fundamental para saber como otimizar as ações que você tem feito. Se o seu foco é aumentar cada vez mais o número de visitantes do seu blog, descubra qual o canal que mais tem dado resultados e o que tem trazido cada vez menos números para você e reajuste os investimentos dentro da sua estratégia de marketing.

Saiba tudo sobre marketing digital, nos posts anteriores.

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