• 14/02/2017
  • Comunicação, RH

Como encontrar o profissional certo para sua empresa?

Como encontrar o profissional certo para sua empresa? - B2 Midia

Atrair, recrutar e reter talentos é essencial para as empresas, a seleção de colaboradores é sempre um desafio, por isso, é importante que a contratação de novos talentos seja feita de forma certeira.

Experiência anterior, conhecimento, comprometimento, automotivação são algumas das habilidades procuradas durante os processos seletivos. Mas é possível escolher o perfil ideal para a sua empresa em uma seleção em curto prazo?

Segundo a consultora de Gestão de RH, Administração e Marketing, Marianna Barcelos, para uma seleção de sucesso o ideal é traçar o perfil do candidato e a partir daí definir em quais canais você irá buscá -lo. “Clareza nas informações da vaga são primordiais para que não haja panfletagem de curriculum”, conta. 

 

Escolher selecionar pessoas é um processo complexo, que exige um série de práticas e iniciativas. Separamos algumas dicas chave para não errar na hora de contratar:

Defina o perfil da vaga: é de extrema importância ter o perfil da vaga descrito com todas as funções que o futuro colaborador irá executar.

Saiba onde divulgar a vaga: ter os locais certos para anunciar vagas evita que sua caixa de email fique lotada de currículos com perfis que não estejam de acordo com as habilidades solicitadas. Hoje, é possível encontrar grupos de redes sociais para profissões especificas e sites próprios para divulgação de vagas. Parcerias com instituições e programas de estágio também são uma opção para encontrar um novo colaborador.

O novo cargo pode ser preenchido por um velho funcionário: antes de divulgar a vaga, avalie se ela não pode ser preenchida por um colaborador que tenha as competências exigidas. Caso sim, isso tornará o processo seletivo muito mais fácil. Esse perfil já conhece a cultura da empesa, se sentirá mais motivado e valorizado. Mas, se a decisão for por um novo perfil, vale considerar indicações dos próprios funcionários. Isso pode garantir um laço de confiança.

“Eu costumo dizer que acertar uma seleção é como ganhar em uma loteria! O mais importante é não se deixar influenciar por um curriculum”, conta a especialista.

Conte para nós a sua estratégia nos processos seletivos, seus acertos e falhas podem ajudar outros colegas.


Entrevistada

Como encontrar o profissional certo para sua empresa? - B2 Midia

Marianna Barcelos, é  Profissional especializada em Gestão de RH, Administração de Marketing e Comunicação Empresarial, com experiência em administração, Endomarketing e comunicação interna. Criadora do blog Endomarketando, com dicas e matérias sobre Endomarketing nas organizações.

 

 

[xyz-ips snippet=”testefranklin”]

 

 

 

 


Continue lendo

Ver mais

Entre em contato com nossos especialistas 

Imagem
Quero uma demo!