Pesquisa da SocialBase mostra que canais de comunicação digital continuam a todo vapor nas pequenas, médias e grandes empresas.
LÍDERES DIGITAIS DE 2017
A pesquisa “Tendências – Como será a comunicação Interna em 2017” mostra que Mural Digital, é a aposta principal para as médias e pequenas empresas no ano de 2017. Os índices de pretensão de inclusão da ferramenta foram de 35% (Médias empresas), e 25% (Pequenas empresas). Na categoria grandes empresas, os aplicativos ‘lideraram’ o ranking, com 41%.
Isso não significa que os canais de comunicações tradicionais como e-mail, mural impresso e intranet serão extintos. Os três portes de empresa afirmam manter alguns desses canais, mesmo com os digitais e também mencionam a liderança como importante canal de CI (Comunicação Interna).
UMA CAMPANHA NÃO É NADA SEM UMA BOA DIVULGAÇÃO
Canais de comunicação foram os mais votados como mídia para divulgação de campanhas. Nas grandes e médias empresas a porcentagem de entrevistados que pretendem utilizar os canais como impulsionador de divulgação, passou dos 90%. Nas pequenas empresas o resultado chegou a 62%.
Quanto ao investimento financeiro para as campanhas do próximo ano, as categorias médias e pequenas empresas, acreditam ser necessária uma verba maior do que em 2016. Já nas grandes empresas, 26% discordam que o orçamento seja maior.
EVENTOS E PROGRAMAS
As empresas também pretendem realizar eventos durante 2017, mantendo os que foram feitos em 2016 (53%) mas, investindo mais do que no ano passado.
Para os programas o foco está em engajamento; programas de geração de ideias e de celebração e reconhecimento profissional estão sendo estudados.
*Estamos falando muito em ações que demandam investimento financeiro. Para que tudo isso aconteça, não esqueça de avaliar o budget anual da empresa. Veja aqui algumas dicas de distribuição de budget em CI.
CONTEÚDO
As mensagens priorizadas pela comunicação interna durante este ano, serão: RH (como benefícios e programas), questões que orientam os colaboradores a fazer melhor seu trabalho (seja em busca dos objetivos e estratégias da empresa, foco no cliente, produtividade, cultura entre outros). Temas como sustentabilidade, meio ambiente e responsabilidade social recebem menos foco nas pautas.
Fique ligado em nosso blog, na próxima matéria falaremos sobre mensuração, investimento e desafios da CI em 2017.
E aí, quais são as expectativas da sua empresa para a Comunicação Interna em 2017? Deixe aqui seu comentário. A B2 Mídia pode te ajudar a melhorar ainda mais a sua comunicação.
Confira a pesquisa completa da SocialBase aqui
Vídeo: comunicação interna é a vilã ou mocinha?