• 17/04/2023
  • Tv Corporativa

Comunicação interna eficaz com a TV Corporativa – Case de sucesso Atlas Copco

Sucesso com TV Corporativa

No dia 23/02/23 aconteceu no Grupo Atlas Copco um grande evento em comemoração aos 150 anos de história da empresa e para que ele chegasse a todos os colaboradores do Brasil e América Latina, a multinacional sueca contou com o auxílio da comunicação interna, TV Corporativa e Aplicativo Corporativo, da B2 Mídia. 


Saiba mais sobre a estratégia utilizada no evento:

Comunicação interna com aplicação

Em 2023 o Grupo Atlas Copco alcançou a marca de 150 anos e, como não são todas as empresas que conseguem alcançar um feito como este, a empresa decidiu fazer um grande evento Online, para comemorar junto com os seus colaboradores.

Para nos ajudar a contar este grande case de sucesso, convidamos a Giovanna Caliope, integrante do time de comunicação interna da Atlas Copco, e que é uma das responsáveis pelo gerenciamento do conteúdo destes canais por lá:

Case de sucesso da TV Corporativa

“Não é todo ano que uma empresa chega a 150 anos, então a gente quis fazer algo bem grande, que chamasse a atenção das pessoas, para esta data tão especial!

O evento em si aqui no Brasil foi uma Live com o nosso vice-presidente da holding, transmitida para todas as nossas unidades no Brasil, México, Argentina, Peru e Chile. Queríamos parar todo mundo para agradecer pelo empenho e o trabalho deles, fazendo desta data um grande marco.

Além da Live, tivemos também uma comemoração em todos os locais com decoração dos espaços, bolo e brindes especiais. 

O nosso objetivo era que todos parassem para assistirmos e comemorarmos juntos, que todos se sentissem incluídos.  Este foi o grande drive do evento.”, explica Giovanna Caliope

Segundo Giovanna, no que diz respeito à Live, a ideia inicial foi fazer uma videoconferência em alguma plataforma de eventos baseada em streaming, no entanto, perceberam que apenas isto não seria suficiente para alcançar todos os diferentes perfis de pessoas que fazem parte da organização, já que, no Brasil, o grupo conta com mais de 1.500 trabalhadores, sendo cerca de 30% deles em setores operacionais e com pouco acesso a computadores ou e-mails da empresa, logo, não poderiam deixar esta importantíssima parcela de pessoas de fora desta ação.Case de sucesso da TV Corporativa

O desafio estava lançado: Fazer com que o conteúdo do evento não apenas atraísse a atenção e engajasse os colaboradores, mas que alcançasse 100% deles.

Foi então que o time de comunicação interna do Grupo Atlas Copco precisou entrar ainda mais em cena e atuar de forma estratégica, percebendo que a solução ideal estaria na utilização dos canais de TV Corporativa e App Corporativo que a empresa já possuía com a B2 Mídia, e acertaram em cheio! 

Atualmente o Grupo Atlas Copco conta com aproximadamente quatro dezenas pontos de TV Corporativa, distribuídas estrategicamente por 9 diferentes unidades pelo território nacional, além do App Corporativo que está disponível para todos os colaboradores e que chega a ter um alcance médio mensal de 70% de toda a empresa.Case de sucesso da TV Corporativa

Tais canais foram essenciais na disseminação das informações antes e depois do evento, mantendo os colaboradores de todos os setores e unidades alinhados em relação às notícias do evento. Foi através da união destas duas plataformas de comunicação interna que foi possível alcançar a todos.

Case de sucesso da TV Corporativa

A live de comemoração apresentada para todo Brasil e também México, Argentina, Peru e Chile, se deu através de uma produção terceira, contratada e gerenciada pelo Grupo Atlas Copco, gerando um link restrito no Youtube.

Este link foi inserido pela equipe de comunicação interna no sistema de TV Corporativa e App Corporativo da B2 Mídia e depois foi feito um agendamento no sistema para que a programação convencional dos canais fosse automaticamente pausada e substituída automaticamente pelo streaming do evento, minutos antes do seu início

B2 Mídia: Giovanna, como foi o processo de programação do sistema da B2 Mídia?

Giovanna Caliope: “Eu achei tranquilo. Conversei com a equipe de suporte técnico da B2 Mídia que compartilhou comigo um passo a passo bastante simples de ser realizado. Não tive nenhuma dificuldade. Como nunca tínhamos feito antes, ficou aquele medo de ´será que vai mesmo dar mesmo certo?!´, mas a gente viu que deu muito certo!”

De quebra, segundo feedback da Giovanna, os canais ainda acabaram por ter um aumento na percepção de relevância e interesse pelos conteúdos por parte dos colaboradores, ou seja, além de atingir o objetivo principal que foi de utilizar o canal para permitir que o evento dos 150 anos chegasse a todos, houve algum ganho na taxa de engajamento dos canais com a comunicação interna.

Confira abaixo, as melhores partes do bate-papo que tivemos com a Giovanna Calliope, do time de comunicação do Grupo Atlas Copco, sobre toda esta experiência: 

Faça como o Grupo Atlas Copco, e torne sua comunicação interna ainda mais relevante com as nossas soluções de TV Corporativa(Mural Digital) e App Corporativo e descubra os inúmeros benefícios de ser cliente B2 Mídia!


Se você ainda não tem uma TV Corporativa na sua empresa, ou se já tem, mas quer conhecer os nossos diferenciais, fale conosco agora mesmo e venha fazer parte do grupo de clientes mais satisfeitos do Brasil!

Continue lendo

Ver mais

Entre em contato com nossos especialistas 

Imagem
Quero uma demo!