Veja dicas de como garantir o máximo de engajamento com a comunicação interna nessa fase do ano.
Final de ano é sempre uma correria no mundo corporativo, todas as áreas possuem diversas pendências para concluir, e as vezes alguns pontos podem ser esquecidos, um deles é a comunicação com os colaboradores.
Apesar da rotina “apertada” nessa época do ano, investir nas campanhas de comunicação interna, é muito importante e possui grandes chances de aumento no engajamento do público.
Confira algumas ideias de conteúdos especiais para o final do ano:
Relembre momentos especiais e incentive os colaboradores a participar, enviando fotos e vídeos. Use o mural digital para fazer toda a campanha, desde a divulgação da ideia, até a postagem das fotos.
Nessa gamificação é possível integrar diferentes canais de comunicação, se você possui mural digital e APP interno, pode montar o quiz no aplicativo e passar as respostas na TV/mural. As perguntas podem ser relacionadas a empresa, por exemplo: Em qual mês fomos premiados? Qual time ganhou o sorteio de dia dos pais?
Muitos colaboradores colecionam histórias legais e motivadoras ao passar do ano, convide-os para gravar um vídeo desses relatos. Depoimentos em formatos de texto podem ser divulgados no aplicativo ou intranet da empresa.
Além das promoções e premiações, reconhecer características e adjetivos dos colaboradores ou equipes (o mais prestativo, sorridente, bondoso ou proativo) é bem interessante. Dar a opção de votação pode tornar a brincadeira mais interativa.
Que tal organizar uma “gincana do bem de natal” na empresa? Com doações de roupa, comida ou brinquedos para instituições de caridade. Organize times com os colaboradores e divulgue todas as informações das atividades nos canais, inclusive os resultados. Pense em um prêmio bem legal para o time vencedor.
Além de usar o canal de comunicação para a divulgação da confraternização da empresa, crie atividades para eles participarem, como: playlist colaborativa, escolha do tema da festa e atrações.
Novos colaboradores, clientes, redução de custos, metas alcançadas…Esses são ótimos números para divulgar nos canais de comunicação e motivar as equipes para o próximo ano.
Peça aos líderes de cada departamento para gravar um vídeo sobre o desempenho da sua equipe e as expectativas sobre o ano seguinte.
A ideia é sempre promover interação com os canais e entre eles, assim, geramos engajamento e colaboradores mais participativos, os resultados dessa comunicação, são positivos para a empresa e é capaz de motivá-los cada vez mais. E aí, gostou de algumas dessas dicas?