Como fazer uma CI especial para o final do ano?

Veja dicas de como garantir o máximo de engajamento com a comunicação interna nessa fase do ano.

 

Final de ano é sempre uma correria no mundo corporativo, todas as áreas possuem diversas pendências para concluir, e as vezes alguns pontos podem ser esquecidos, um deles é a comunicação com os colaboradores.

Apesar da rotina “apertada” nessa época do ano, investir nas campanhas de comunicação interna, é muito importante e possui grandes chances de aumento no engajamento do público.

Confira algumas ideias de conteúdos especiais para o final do ano:

TBT ou retrospectiva

Relembre momentos especiais e incentive os colaboradores a participar, enviando fotos e vídeos. Use o mural digital para fazer toda a campanha, desde a divulgação da ideia, até a postagem das fotos.

 

Quizzes

Nessa gamificação é possível integrar diferentes canais de comunicação, se você possui mural digital e APP interno, pode montar o quiz no aplicativo e passar as respostas na TV/mural. As perguntas podem ser relacionadas a empresa, por exemplo: Em qual mês fomos premiados? Qual time ganhou o sorteio de dia dos pais?

 

Depoimentos

Muitos colaboradores colecionam histórias legais e motivadoras ao passar do ano, convide-os para gravar um vídeo desses relatos. Depoimentos em formatos de texto podem ser divulgados no aplicativo ou intranet da empresa.

 

Reconhecimentos divertidos

Além das promoções e premiações, reconhecer características e adjetivos dos colaboradores ou equipes (o mais prestativo, sorridente, bondoso ou proativo) é bem interessante. Dar a opção de votação pode tornar a brincadeira mais interativa.

 

Ações solidárias

Que tal organizar uma “gincana do bem de natal” na empresa? Com doações de roupa, comida ou brinquedos para instituições de caridade. Organize times com os colaboradores e divulgue todas as informações das atividades nos canais, inclusive os resultados. Pense em um prêmio bem legal para o time vencedor.

 

Festa de fim de ano

Além de usar o canal de comunicação para a divulgação da confraternização da empresa, crie atividades para eles participarem, como: playlist colaborativa, escolha do tema da festa e atrações.

 

Indicadores do ano

Novos colaboradores, clientes, redução de custos, metas alcançadas…Esses são ótimos números para divulgar nos canais de comunicação e motivar as equipes para o próximo ano.

 

Palavra da liderança

Peça aos líderes de cada departamento para gravar um vídeo sobre o desempenho da sua equipe e as expectativas sobre o ano seguinte.

 

A ideia é sempre promover interação com os canais e entre eles, assim, geramos engajamento e colaboradores mais participativos, os resultados dessa comunicação, são positivos para a empresa e é capaz de motivá-los cada vez mais. E aí, gostou de algumas dessas dicas?