IV Seminário Comunicação com Empregados

Grandes profissionais da comunicação interna estiveram presentes no evento e compartilharam histórias, cases, estratégias, engajamento e experiências na área

 

 No último dia 19/10, a equipe de comunicação da B2 Mídia acompanhou a 4º edição do Seminário Comunicação com Empregados. O evento foi composto por grandes profissionais da Comunicação Interna que compartilharam cases, estratégias, engajamento entre empresa e funcionário e experiências na área.

Estiveram presentes, representantes de empresas Takeda, Cargill, Edelman, Votorantim, Latam (TAM), G&E, International Paper, Love Mondays entre outros. O seminário foi conduzido por professores da Faculdade Cásper Líbero que completaram ideias, trocaram opiniões e interagiram com a plateia sobre o planejamento de um case de sucesso.  Abaixo listamos os cases que mais nos chamaram atenção e merecem ser compartilhados.

 

Brilho nos olhos e frio na barriga

Brilho nos olhos e frio na barriga são sintomas de uma pessoa encantada e admirada. É assim que sentem-se os funcionários da Latam Airlines (TAM). A empresa está passando por um processo de transformação, isso porque foi feita uma fusão entre marcas e agora a TAM. É a Latam! Durante esse processo, o uniforme mudou, o layout das aeronaves mudaram e os crachás estão sendo trocados. Amira Ayoub, representante da empresa, contou como foi esse processo, como a nova marca foi apresentada para os colaboradores e como a empresa preocupou-se no detalhe das trocas de crachás. Esse é um item importante para os funcionários Latam que carregam com orgulho a marca no peito. O segredo de tanto engajamento, foi a formação de líderes comunicadores e conectados com suas equipes, fazendo com que a disseminação das mensagens-chaves fosse efetiva.

 

Gente como a gente

Renan Roseira Fernandes, da empresa G&E, apontou um questionamento muito importante: usar a tecnologia para aproximar. Um líder pode rever conceitos e usar a tecnologia para engajar e manter colaboradores por dentro do que acontece na empresa. No caso da G&E, as transmissões em vídeo foram grandes aliadas para manter os colaboradores interessados nos assuntos da empresa. Engana-se quem pensa que são vídeos profissionais com cameraman. São selfies produzidas por gestores da empresa quando estão em reuniões e eventos. Os vídeos são transmitidos na tv corporativa da empresa e em outros canais de comunicação.  Um dos cases apresentados foi o gestor da empresa em uma reunião no exterior dentro de uma carro com roupas esportivas. As selfies e “roupas esportivas” são detalhes que aproximam os colaboradores e passa a mensagem de um líder que é “gente como a gente”.

 

As dores e as delícias da Comunicação Interna

Eduardo Fonseca, da empresa International Paper compartilhou com os profissionais as dores e as delicias de se fazer comunicação interna. Principalmente em uma empresa de grande porte que comunica para vários colaboradores de segmentos diferentes. Muitos questionamentos foram levantados principalmente se a comunicação de fato é recebida por todos da mesma forma. Nesse caso, o que fazer para convencer líderes, engajar colaboradores e mostrar que o papel crucial da comunicação é de fato comunicar.

 

 Comunicação 3.0

A empresa BRF Brasil, percebeu que a comunicação na empresa poderia melhorar e criou o projeto Comunicação 3.0. Nesse projeto, os colaboradores de todas as áreas poderiam participar de alguma forma da comunicação da empresa. Contribuir com ideias e melhorias e até mesmo descobrir algum talento oculto.