Conheça mais sobre o universo nerd e saiba como eles aplicam suas paixões no ambiente de trabalho

Conheça mais sobre o universo nerd e saiba como eles aplicam suas paixões no ambiente de trabalho

Dia dos pais, dia das mães dia do… e porquê não Dia do Orgulho Nerd? Pois é, dia 25 de maio é comemorada a data para celebrar o primeiro filme do clássico “Star Wars”, de 1977. Também conhecido como o dia da toalha, a data atrai adoradores de HQ, super-heróis, cultura pop e como eles mesmos dizem outras “nerdices”.  Já o termo, tem ligação com o livro de Douglas Adams “O guia do mochileiro das galáxias”. Na obra o autor fala que a toalha seria um item indispensável para uma viagem ao espaço.

Para Jéssica Silva, 24 anos, analista de comunicação – fascinada por Star Wars, com o avanço dos filmes inspirados em quadrinhos, games e livros ficou na moda ser nerd. A analista conta que existem alguns níveis de “nerdice”, o primeiro é o easy, quem acompanha o universo nerd, em vários canais como, o youtube, filmes lojas etc. Em seguida temos o nerd de sempre, a pessoa que até já sofreu na escola, porque não tinha muito com quem conversar sobre a nova HQ do Demolidor que comprou – Jéssica considera estar nesse nível. Já o nível Hard, está envolvido em todos os campos nerds desde quadrinhos, games e tecnologias, que são os chamados geeks.

A opinião do assistente de programador, Yuri Sousa,18, anos é a mesma quanto a popularidade de ser nerd. “Isso é bom, porque vai dar a possibilidade de pessoas descobrirem mais super-heróis inspirados em personagens que só são conhecidos nos quadrinhos, “ explicou. Alto, esbelto, roupas discretas, óculos e um cabelo descolado, Yuri compõe o estilo clássico nerd. Mesmo fãs de adereços como jogos, capacetes do legendário Darth Vader, forro de cama do Batman – que só saiu do quarto após um acidente que rasgou o lençol, escudo do Capitão América, mosaicos na parede de histórias em quadrinhos, para ele, ter “coisas” não te faz um nerd, mas sim saber “coisas”.

Adorador das HQs colecionou mais de 300 títulos, os mesmos que foram vendidos, para começar uma nova coleção, agora de capa dura. “Meu primeiro quadrinho foi do Homem-Aranha, eu tinha seis anos”. Quando perguntado sobre o dia do Orgulho Nerd, Yuri diz que a ideia é genial e brinca dizendo que a data é propicia para um presente. “Ah, eu gostaria de ganhar o Mjölnir do Thor”.

Quando você pergunta para alguém: Qual é o processador top de linha da Intel? “A família Skylake, de sexta geração. Proporciona ao usuário um desempenho extraordinário que supera as expectativas, podendo trazer como opção o descarte de outros hardwares”. Saiba que ele é um Geek fascinado pela tecnologia, esse é o Júlio Bueno,19 anos, futuro engenheiro de computação.

Um dos pontos de maior consenso, no entanto, é o interesse por ficção cientifica e por temas medievais, presentes em série como Game of Thrones e The Tudors, além de cultura pop em geral. Assim como Yuri, o analista de marketing Rodrigo Thiago, disse que é importante saber as coisas no mundo nerd e que isso é uma diferença, ele comenta que o interesse de buscar conhecimentos fica mais apurada e isso facilita a interatividade no trabalho. “Não que os nerds ou geeks são diferentes, mas além da história de um filme, por exemplo, eles estudam desde do diretor até o cara que editou o áudio”.

Quando perguntando: Dá para ser nerd no trabalho? A resposta é única: “É claro”. No caso da analista Jéssica, na semana da estreia do Star Wars ela trabalhou durante toda semana, usando uma camiseta da série em cada dia. “No dia da estreia eu levei a máscara do Darth Vader e todo mundo aqui na imprensa queria tirar foto com ela”. Já o Yuri que gosta e estuda tecnologia, o seu interesse ajuda nos assuntos do trabalho. “Como gosto da área e trabalho com tecnologia da informação, muitas coisas do que pesquiso acabo aplicando na minha rotina corporativa”.

Comemore o Dia do Orgulho Nerd com a b2, envie a foto da sua estação de trabalho e concorra a uma camiseta personalizada. O e-mail de envio é promocaonerd@b2midia.com.br. As fotos podem ser enviadas, até o dia 22. Mas, atenção quanto antes enviar melhor, você terá mais tempo para ser votado.