• 13/06/2019
  • Aplicativo, Comunicação, Corporativo, RH

Tenha uma cultura organizacional forte

Tenha uma cultura organizacional forte - B2 Midia

Qual é a cultura de sua empresa?

A cultura de uma empresa reúne hábitos, valores e regras de conduta internas e externas, englobando suas missões, visões e valores. Implantar um modelo de cultura organizacional com os colaboradores é difícil, mudar um que já existe é mais difícil ainda, mas, não é impossível.

Prova disso é o case da líder mundial de seguros de vida, MetLife, que passou por uma transformação cultural em paralelo a uma mudança total de layout (espaço) em menos de um ano. “A resistência à mudança foi o nosso grande desafio. Sair da zona de conforto não é fácil para ninguém, é algo que leva um pouco mais de tempo” comenta Thais Catucci especialista em Comunicação Interna da MetLife.

Foi criado pela seguradora um grupo chamado “Agentes de Mudança” voltado exclusivamente para mudança cultural e para garantir que os novos princípios de layout fossem seguidos (o grupo permanece ativo até hoje). “No novo layout, adotamos conceitos da nova cultura, como por exemplo, antes gerentes e diretores tinham suas próprias salas e hoje temos salas abertas e espaços colaborativos”, relata Catucci. Isso nos mostra que o ambiente de trabalho também deve estar alinhado à cultura organizacional.

Seja uma implantação de um modelo de cultura organizacional ou um reajuste em um já existente, o importante é que a empresa tenha uma cultura organizacional forte. E que seu público interno (colaboradores) e externo (clientes, fornecedores, parceiros, etc) consigam ter uma boa percepção da empresa.

A ÁREA DE CI COMO APOIO NO REFORÇO

A Comunicação Interna é indispensável no processo de reforço da cultura organizacional. Para a especialista da MetLife, são as ferramentas de CI que disseminam a cultura da empresa. Isso mesmo, os canais de Comunicação Interna e suas campanhas podem ser grandes aliados nessa ação “Durante o processo de mudança, desenvolvemos muitas peças de comunicação interna (tanto peças mais operacionais, quanto peças que orientavam o novo conceito, e até mesmo o que esperávamos do colaborador dali em diante).” conta Thais.

A Thais gravou um vídeo contando brevemente mais detalhes do case da MetLife. Quer entrar em contato com ela? Envie um e-mail para tcatucci@metlife.com

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