Dia da mulher: O que fazer na empresa?

Dia das Mulheres: Aproveite esse momento para impactar e informar colaboradores.

O Dia Internacional da Mulher é uma data que mobiliza o mercado e o ambiente corporativo todo ano, e é muito comum que as campanhas acabem se tornando repetitivas e pouco criativas, afinal presentear as colaboradoras com vouchers de beleza e flores diz muito pouco sobre o real significado desse dia.

É com esse pensamento que reunimos dicas diferentes, que ajudarão vocês no planejamento de atividades mais interessantes, não só para as mulheres, como para os homens, pois o objetivo dessa data é conscientizar a todos sobre o papel da mulher na sociedade atual. Vamos lá:

 

Apoie o empreendedorismo feminino

Reserve um espaço físico ou digital, como uma notícia num APP Corporativo, por exemplo, para que os colaboradores possam divulgar o trabalho de mulheres, principalmente as novas empreendedoras, que precisarão muito desse pontapé inicial. Ainda mais durante esse período de pandemia, onde muitas mulheres se viram forçadas – por conta do desemprego – ou optaram por trabalhar de forma autônoma, como forma de complementação da renda.

A ideia desse espaço é incentivar e fomentar o empreendedorismo feminino, contribuindo para que as mulheres sejam cada vez mais, financeiramente independentes.

Para tornar a iniciativa ainda mais poderosa, verifique se o budget disponível para as ações dá a possibilidade de sortear alguns cupons de desconto, onde 10% ou mais, do valor de algum serviço ou produto oferecido por essas mulheres, possam ser pagos pela empresa.

 

 

Roda de conversa e palestra (online)

Como citado acima, o intuito do dia 8 de março é conscientizar sobre diversas questões femininas. É por isso que essa sugestão, de organizar palestras e rodas de conversa, é tão necessária. Debater esses assuntos é provocar reflexões nos colaboradores, de ambos os sexos.

Antes de colocar essa iniciativa em prática, descubra por quais temas o público da empresa tem mais interesse.
Para te ajudar, aqui vão alguns:

  • Violência contra a mulher;
  • Empreendedorismo e liderança feminina;
  • Autoestima e autocuidado;
  • Vivências femininas;
  • Maternidade e carreira;
  • Desigualdade no mercado de trabalho.

Para tornar esse debate ainda mais interessante, convide alguma mulher engajada com a pauta escolhida – uma busca no Linkedin, por exemplo, pode te ajudar com isso.

Apesar de alguns temas serem difíceis, a ideia é tornar esse momento leve e confortável para as mulheres, por isso, mantenha o clima de bate-papo e incentive a troca de experiências.

 

 

Campanha ‘autoestima e poder feminino”

A ideia dessa ação é incentivar as mulheres a trabalharem sua autoestima, falando sobre o que as torna incríveis e fortes. Essa atividade pode ser feita de diversas formas, uma delas é:

  • Montar um questionário e pedir que as colaboradoras enviem suas respostas e uma foto;
  • Fazer um compilado dessas frases e divulgá-las nos canais de comunicação interna da empresa.

Para complementar essa ação, faça uma pesquisa sobre mulheres importantes para a história, como por exemplo “mulheres que mudaram o mundo”. Intercale essas informações com o depoimento das colaboradoras da empresa.

 

 

Sessão de cinema no home office

Alguns serviços de streaming já nos permitem assistir filme juntos, só que à distância. Que tal entregar um ‘Kit Cinema’, com pipoca, refrigerante e docinhos para cada colaboradora e convidá-la para participar de uma sessão com filmes voltados apenas para o tema?

Lembre-se que antes de organizar esse evento, é importante entender a aderência dessa ação para o público da empresa e até pedir sugestões de filmes, para incentivar ainda mais a interação desses colaboradores.

#FICADICA: Incentivar uma conversa após o filme é uma ótima forma de ilustrar e trazer esse assunto para a vida real dessas colaboradoras. Isso enriquecerá ainda mais essa ação.

 

 

Depoimentos e histórias

Além da vida profissional, que tal buscar histórias pessoais e inspiradoras dessas mulheres? Peça para que as colaboradoras enviem depoimentos, como por exemplo: Experiências marcantes, grandes conquistas…

Você pode divulgar essas histórias nos canais de comunicação da empresa, como mural digital ou aplicativo interno. Dê opções de formato para o envio desses materiais (vídeo ou texto), assim todas se sentem à vontade para participar e ainda traz variações para o conteúdo.

 

 

Momento relax

Trazer atividades físicas, além de promover um momento mais ativo e de relaxamento, ainda traz a pauta da importância do cuidado com a saúde e bem-estar da mulher. Prepare um dia divertido com aulas online de yoga, meditação e defesa pessoal. Lembre-se de divulgar uma data e horário, para que as mulheres se programem.

 

 

Ação solidária

Apoiar ONGs que ajudam mulheres é uma ação muito relevante. Existem diversas iniciativas que promovem um trabalho incrível, envolvendo diferentes mulheres, em diferentes situações. Pesquise aos arredores a mais próxima de você e convide os colaboradores para entender e ver de perto o trabalho dessas instituições, assim, suas doações farão ainda mais sentido.

 

Depois de tantas ações, entregar um mimo para as mulheres da empresa é uma forma de eternizar esse dia tão especial, diferente e enriquecedor. Separamos algumas ideias de brindes que vão fechar com chave de ouro as campanhas de comemoração.

 

  • Livro Feminino: Sem dúvidas, incentivar a leitura é sempre importante e entregar um livro é uma ação diferente e inteligente, que incentivará as mulheres da empresa a criarem esse hábito tão enriquecedor. Pense bem ao escolher o livro, nós indicamos que o seja escrito por uma mulher, e que seu tema seja vivências femininas.

 

  • Brindes: Monte um kit do amor próprio com itens como essências de banho, esmaltes, espelhinho, hidratante e essências…Aqui, você pode abusar da criatividade para montar um presente bem legal.

 

Bom, agora que você já sabe como comemorar o dia das mulheres com muita criatividade e conscientização, é hora de colocar a mão na massa. Gostamos sempre de lembrar que seus objetivos, budget e cultura organizacional devem estar sempre alinhados e linkados com as propostas de comemoração.

 

Ah, e antes de você ir compartilhar essas ideias com seu time, nós temos dois materiais para você: 3 pôsteres exclusivos que criamos para você imprimir ou enviar para as colaboradoras
e a animação de Dia da Mulher.

 

Faça download da animação cortesia para o Dia da Mulher. Preparamos um conteúdo especial para você compartilhar nos canais de comunicação da sua empresa. Confira: