Dia das mulheres: Ações para fazer na empresa

Aproveite esse momento para trazer impacto e reflexões para a empresa.

O Dia Internacional da Mulher é uma data que mobiliza o meio corporativo e é muito comum que as campanhas acabem se tornando repetitivas, com os vouchers de beleza e flores e esse tipo de ação diz muito pouco sobre o real significado desse dia. É com esse pensamento que reunimos dicas diferentes para que vocês possam planejar atividades legais, não só para as mulheres, como também para os homens, afinal, o objetivo é conscientizar sobre a importância do dia 8 de março. Vamos lá:

Roda de conversa e palestra:

Antes de colocar essa iniciativa em prática, é importante saber por quais assuntos o público feminino da empresa se interessa, e para te ajudar, aqui vão alguns temas:

  • Violência contra a mulher;
  • Empreendedorismo e liderança feminina;
  • Mulher no mundo atual;
  • Autoestima e autocuidado;
  • Igualdade de gênero.

dia das mulheres na empresa

Você pode utilizar os canais de comunicação da empresa para divulgar os temas e abrir uma votação, assim, as chances do tema ser mais assertivo aumentam.

Hoje, existem inúmeras ações voltadas para o assunto e isso facilita o encontro de mulheres com experiência para trocar e que podem promover um debate bem interessante. Lembre-se que a ideia é tornar esse momento leve e confortável para as mulheres, por isso, deixe o ambiente aconchegante e acolhedor, com clima de bate-papo. Complemente essa ação com um belo coffee break.

 

Sessão de cinema:

Imagine montar um cineminha aconchegante para os colaboradores e ainda assim, informar? Faça sessões de cinema durante a semana da mulher com filmes voltados para o tema. Mas é claro, lembre-se que antes de organizar, é importante entender a aderência dessa ação para o público da empresa e até pedir sugestões de filmes, para incentivar ainda mais a interação desses colaboradores.

dia das mulheres na empresa

 

Depoimentos e histórias:

Além da vida profissional, que tal buscar histórias pessoais dessas mulheres? Peça para que as colaboradoras enviem depoimentos relacionados ao tema, como por exemplo: O que a data significa para elas, o que é ser mulher…

Você pode divulgar essas histórias nos canais de comunicação da empresa, como mural digital ou aplicativo interno. Dê opções de formato para o envio desses materiais (vídeo ou escrito), assim todas se sentem à vontade para participar e ainda traz variações para o conteúdo.

 

Atividades com temas variados:

Trazer atividades é importante para promover um dia mais ativo e lembrar do cuidado com a saúde e bem-estar, por isso, promova um dia divertido com atividades como yoga, meditação e defesa pessoal. Lembre-se de divulgar uma data e horário, para que as mulheres se programem.

dia das mulheres na empresa

 

Ação solidária:

Apoiar iniciativas que ajudam outras mulheres também é muito importante e existem diversas ONGs que promovem um trabalho incrível, você pode pesquisar a mais próxima de você. Convide os colaboradores através dos canais de CI para que possam contribuir com doações.

Apesar de falarmos que alguns brindes e ações são um pouco ultrapassados, é importante lembrar que o cuidado e a beleza ainda são temas relevantes para as mulheres, por isso uma ideia bem divertida é:

 

Dia de beleza

Monte um local especial e diferente e proporcione um momento de relaxamento para as mulheres, onde elas possam fazer maquiagem, penteados, massagem…Com certeza elas se sentirão muito bem.

dia das mulheres na empresa

 

Depois de tantas ações, é necessário que algo possa lembrar essas mulheres de como esse dia foi especial e diferente, e com esse pensamento separamos alguns brindes que vão fechar com chave de ouro as campanhas de comemoração.

Sorteios de vouchers:

Sempre falamos que tudo depende do budget disponível, por isso, colocamos opções para sorteio, como cursos (podem ou não ser voltados para o trabalho), livros, ingressos para o cinema, cesta de produtos de beleza ou de café da manhã.

 

Brindes:

Monte um kit do amor próprio, com itens que estimule isso, como essências de banho, esmaltes, espelhinho, hidratante e essências…Aqui, você pode abusar da criatividade para montar um presente bem legal.

Bom, agora que você já sabe como comemorar o dia da mulher com muita criatividade e conscientização, é hora de colocar a mão na massa. Gostamos sempre de lembrar que seus objetivos, budget e cultura organizacional devem estar sempre alinhados com as propostas.