Dicionário corporativo: Brainstorming

Conheça a técnica de brainstorming!

O termo em inglês significa tempestade cerebral, representa uma oportunidade para expor ideias livremente, sem censura, como ponto de partida para um projeto.

A técnica de brainstorming, foi criada em 1942, vem sendo remodelada ao longo dos anos para servir aos propósitos das empresas. Visando estimular a geração de ideias, provocar transformações, buscar soluções inovadoras e estimular melhorias a partir de um debate saudável, o brainstorming explora a criatividade dos participantes sempre de maneira lúdica e bem estruturada.

Normalmente leva em consideração grupos pequenos com no máximo dez participantes e um mediador, para manter o modelo durante toda a sessão e evitar possíveis dispersões da equipe. Além disso, esse mediador pode oferecer fontes de inspiração como leituras, filmes, cases e estudos de mercado, que podem ser vistos antes da sessão ou em conjunto para ativar o fluxo de ideias.

Praticar o brainstorming é uma oportunidade para valorizar os colaboradores também, já que um espaço é aberto para opinarem e contribuírem com o crescimento da empresa.

Quer conhecer outros termos do mundo dos negócios? Confira mais no nosso Dicionário Corporativo.