Entrevista de desligamento

Tão importante quanto a entrevista de admissão é a de desligamento.

No Brasil, esse tipo de entrevista não é comum, algumas empresas preferem trabalhar o feedback corriqueiro com seus colaboradores.

Para a consultora em RH da Phoenix Assessoria Empresarial, Carla Borges, a entrevista de desligamento tem o seguinte objetivo: dar um retorno à empresa de como o colaborador foi acolhido e atendido em suas necessidades e como foi a oportunidade de desenvolvimento interno. A percepção de que podem existir ações internas que não condizem com uma política de gestão de pessoas adequadas, mais afasta a empresa da implantação desta excelente ferramenta de desenvolvimento organizacional.

 

A entrevista de desligamento pode ser realizada em dois casos: no caso de demissão por parte da empresa e no pedido de demissão solicitado pelo colaborador.

Quando a demissão parte da empresa, em alguns casos, o funcionário é “pego de surpresa” e desconhece a percepção de seu gestor sobre seu desempenho, suas deficiências e situações que o apontavam de forma negativa. Ninguém fica feliz com a notícia de demissão, mas a situação pode ser amenizada quando há um feedback, assim, o funcionário tem a oportunidade de reverter seu desempenho.

“Ao solicitar o seu desligamento, o colaborador já apresenta indícios de que algo não está atendendo à sua necessidade, seja salário, ambiente de trabalho ou possibilidade de desenvolvimento de sua carreira. Neste caso, é importantíssimo para a empresa identificar quais os limites que oferece para manutenção de seus talentos. No entanto, aquele que é demitido da empresa também traz uma percepção interna, que pode contribuir para melhorias. O foco da entrevista, neste caso, além da identificação de melhorias, é analisar o que pode ser mantido e melhorado ao longo do tempo. Este colaborador, que queria continuar na empresa, precisa se sentir valorizado, mesmo que ele não atenda mais às expectativas da empresa sobre sua qualificação. A base de investigação e análise é a mesma: melhoria. No entanto, os focos são diferentes”, conta a profissional.

 

Uma entrevista de desligamento bem desenvolvida, com um profissional qualificado e focado em estratégias, pode reduzir em até 95% as chances de um passivo trabalhista e aumentam as chances de desenvolvimento da organização.

Quais o objetivos da entrevista de desligamento?

 

Objetivos em situação em que o funcionário foi demitido:

– Identificar possíveis problemas internos: ambiente interno; chefias; políticas de RH

– Apresentar ao mesmo competências que ele pode vir a desenvolver

– Reduzir os impactos negativos deste desligamento

 

Objetivos para o funcionário que solicitou a demissão:

– Identificar pontos fortes e pontos fracos na gestão de pessoas

– Identificar o clima organizacional e os principais conflitos existentes

– Identificar situações que possam tornar-se passivo trabalhista

– Reduzir os impactos negativos deste desligamento

 

Vale lembrar que toda demissão gera impactos sociais internos, seja pelos colegas que são mais próximos do ex-funcionário, sejam os colegas que almejam atingir uma promoção ou assumir a função do mesmo.  “Quando os colaboradores percebem que a empresa está preocupada em também ouvir os que são desligados, pode gerar internamente, uma sensação de que não serão desamparados. Algumas empresas, além da entrevista de desligamento, oferecem ao profissional que estão desligando, um serviço de assessoria de carreira, com o suporte necessário para que este trabalhador reconquiste um lugar no Mercado de Trabalho ou, ao menos, se fortaleça para esta nova empreitada. Quaisquer que sejam as ações, gera, para todos da equipe que fica, a sensação de que serão amparados e ouvidos, caso não continuem na empresa”, conclui a profissional.

 

O que deve conter em uma entrevista de desligamento

 

– A entrevista de desligamento deve ser conduzida pelo profissional de RH com todos os colaboradores que estão se desligando da empresa, entre eles profissionais autônomos e estagiários.

– O entrevistador deve estar ciente que em uma entrevista de desligamento, o funcionário encontra-se em uma situação de vulnerabilidade emocional.

– O ideal que a entrevista seja conduzida como uma conversa informal.

– O objetivo da entrevista de desligamento é dar apoio ao ex colaborador e agregar valor na empresa.

Modelo de entrevista de desligamento