• 13/10/2020
  • Aplicación, Comunicación, Corporativo, RRHH

Avalie o conteúdo da CI com 4 indicadores

conteúdo

 

Canal não é tudo. Você tem investido em conteúdo?

Você pode ter à disposição a melhor plataforma de Comunicación interna para transmitir, compartilhar e divulgar notícias e comunicados da empresa, mas, se o conteúdo for “fraco” e desalinhado com o objetivo da área ou da organização o seu canal morrerá, ou seja, cada vez mais passará despercebido pelos colaboradores e o principal: não trará o resultado (R$) que a organização almeja.

Separamos 4 métricas que você pode utilizar para avaliar se o seu conteúdo está contribuindo ou prejudicando a sua CI

01. Frequência de atualização

Conteúdo

Você atualiza regularmente os canais da empresa?! Imagine ligar a TV da sua casa e estar passando um jornal da semana retrasada, que você já assistiu. Chato e desinteressante, não é mesmo?! É assim com um canal de comunicação que é desatualizado, os colaboradores perdem o interesse. O ideal é que os conteúdos sejam atualizados uma vez por semana. Não tem problema deixar um comunicado mais de uma semana passando, contanto que além do conteúdo permanecer relevante, texto e imagem sejam modificados, isso garante a atenção do público que sabe que ali sempre encontrará novas informações.

 

02. Qualidade e relevância

Conteúdo

Sempre antes de compartilhar um conteúdo pense se ele é relevante para os colaboradores. Validado a relevância invista na qualidade, um texto bem escrito e uma boa imagem são fundamentais.

 

 

03. Serviço

Conteúdo

Integrar serviço ao canal/conteúdo é uma das principais formas de retenção de público em uma plataforma, os serviços devem facilitar o dia a dia do colaborador. Aqui vão dois exemplos:

1. Os aplicativos mobile de alguns bancos oferecem N facilidades e soluções para os consumidores, que na hora de decidirem o que devem apagar do aparelho para liberar espaço não pensam duas vezes: deletam fotos, vídeos e documentos, menos o aplicativo do banco. Já pensou disponibilizar, em um aplicativo corporativo, consultas de holerite, reembolso e as metas?! Isso será um grande diferencial.
2. Agregue serviço também aos comunicados mais “comuns”. Por exemplo, quando divulgar que é necessário tomar a vacina para a prevenção da febre amarela, indique já os postos de saúde mais próximos e se possível, com endereço e telefones de contato. Apresente já a solução, essa é a grande sacada.

 

04. HumanizaçãoConteúdo

A empresa preocupa-se com o bem-estar dos colaboradores?! Um simples vídeo ou dica de saúde que você transmita nos canais faz toda a diferença. E que tal reconhecer o empenho deles?! Os aniversariantes do dia ou de empresa? Um conteúdo humanizado pode contribuir para o fortalecimento da cultura organizacional e melhorar o ambiente de trabalho.

 

Faça um relatório dos conteúdos transmitidos dentro do mês e veja quantos enquadram-se nesses indicadores. Acompanhe e vá ajustando para ter um conteúdo de qualidade e que impacte no resultado final.

 

Como falamos no início do texto, o objetivo da organização deve estar alinhado com o conteúdo dos canais. Você sabe qual o objetivo da área de Comunicação Interna da sua empresa? Falamos sobre isso também no nosso blog, veja AQUI. 

 

Conheça aqui as soluções da B2 Mídia e veja qual se aplica mais ao seu cenário.

 

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