Se você é de comunicação, não pode perder essas dicas!
Está pronto para as dicas?! Vamos lá!
Ouça os colaboradores
As pessoas gostam dos canais de comunicação que combinam com elas então busque disponibilizar plataformas onde os colaboradores tenham contato mais fácil com a área de CI, faça pesquisas internas e grupo de enfoque para avaliar os canales de comunicação, procure saber se as pessoas gostam do conteúdo publicado, se a linguagem é atrativa e compreensível, pergunte o que elas mudariam e o que gostariam de ver na programação.
Use as informações para nortear o planejamento da área, avaliando como as necessidades e preferências das pessoas podem ser cruzadas com o planejamento estratégico da empresa, entregando o que a empresa pede, mas do jeito que colaborador gosta.
Suas avaliações precisam ter uma periodicidade definida para que você possa comparar os resultados e acompanhar a evolução. Se você utilizar um solicitud que faça pesquisas, melhor ainda.
Para se engajar, precisamos sentir que fazemos parte! Quando seus colaboradores virem suas ideias sendo implantadas, se sentirão mais predispostos a participar das ações e continuarão dando sugestões mesmo quando não forem estimulados para isso.
Conheça seu público
Não existe uma receita de bolo para comunicar de forma eficaz, a gente precisa descobrir o que “tem a nossa cara” (ou seja, a cara do colaborador). Ter um mascote ou fazer uma campanha usando álbum de figurinhas, por exemplo, pode parecer algo infantil a primeira vista, mas tudo isso muda de uma empresa para outra.
Com certeza você tem colegas de empresa adicionados nas redes sociais. Eles adoram uma selfie? Vivem inventando hashtags novas? Porque não fazer um concurso da melhor foto postada usando uma hashtag criada pela área de comunicação com algum tema importante que esteja sendo trabalhado na empresa? Ou então usar as fotos dos colaboradores no solicitud ou na Televisión corporativa com uma história contada por eles? Até mesmo um concurso de vídeos gravados pelos próprios colaboradores poderão trazer resultados diferentes.
Fale primeiro com os líderes
A área de comunicação precisa gerar a informação, mas o principal comunicador da empresa é o líder, ele é quem dá o tom, quem faz o assunto parecer realmente importante.
Experimente criar conteúdos exclusivos para os líderes, com links e informações sobre a programação, lançamentos de campanhas e prazos que eles não podem perder. Em um único conteúdo, crie uma espécie de roteiro contendo “o que preciso lembrar?”, “o que preciso fazer?” “o que preciso alinhar com a minha equipe?”.
Você também pode compartilhar artigos exclusivos, dicas de como melhorar a comunicação com a equipe e outros temas que podem ser explorados com a ajuda do RH.
Meça seus resultados, mas não deixe tudo guardado só no PowerPoint
Use as oportunidades que tiver para apresentar os resultados da área ao board da companhia e a toda liderança. Quase tudo que fazemos em comunicação pode ser transformado em KPIs e não apenas o “velho” número de comunicados enviados no ano.
Ao final de cada evento ou campanha, envie avaliação de reação aos participantes; contabilize a participação das pessoas em todas as ações, grave depoimentos contando como as pessoas se sentiram ao participar e o que aprenderam, tire muitas fotos, acompanhe as interações das pessoas e depois faça uma apresentação com todos os resultados.
No final do ano, pense sobre quais perguntas da Pesquisa de Clima tem relação direta com a área de comunicação e mostre como cada ação influenciou na visão das pessoas. Esse resultado precisa estar na sua mão e não apenas com o RH.
Se você ainda estiver em fase de negociação com a diretoria para implantar um novo canal, https://b2midia.com.br/canais-como-ter-apoio-para-implantar/leia este post.
Exercite a criatividade todos os dias
Pode parecer maluquice, mas já experimentou se vestir de repórter e entrevistar os colaboradores? Coisas assim te ajudam a criar um teaser inovador ou chamar atenção para um assunto polêmico de forma descontraída. Seja criativo e surpreenda!
E aí, anotou as dicas? Coloque-as em prática e seja um comunicador de SUCESSO!