Contrato fechado, plataforma ativa: e agora, o que faço com a minha TV?
Quando implantamos um novo canal de CI a expectativa é muito alta, tanto para os colaboradores que ficam ansiosos esperando o que virá, quanto para o sponsor do projeto (quem defende a implantação e aposta no canal), que trabalha muito, inova e torce para que dê certo e ajude a conquistar os objetivos da empresa.
A área de CI sentir frio na barriga e alguns receios é normal e vai acontecer mesmo, o que não pode acontecer, é deixar o canal morrer ou esfriar, é necessário preservar o “gás” do início do projeto. É importante manter a calma e lembrar que todo canal precisa de tempo para estabilizar-se.
O SPC Brasil é um exemplo de que tudo que mencionamos acima é verdade, com muita dedicação, eles mantêm sua TV Corporativa (ativa desde 2015) em uma linha crescente de sucesso:
“Levamos entre 6 e 12 meses para que a empresa se acostumasse e entendesse o novo meio de comunicação, hoje, a TV é um dos principais canais que garantem assertividade na disseminação de informação e conteúdo da empresa, traz muita facilidade”, comenta Felipe Misquini, da Comunicação Interna do SPC.
EXPLORE O CANAL!
A Televisión corporativa traz mesmo muita praticidade para o dia a dia, mas, para ser 100% benéfica é preciso principalmente por parte do gestor do canal…
- Conhecer todas as funcionalidades da plataforma que você utiliza para que possa explorar o máximo possível: Você sabe tudo sobre o software que sua empresa usa? Às vezes, uma única função pode resolver seu problema.
- Investir em um bom conteúdo: Um canal não é nada sem conteúdos que tenham frequência de atualização, qualidade/relevância, serviço e humanização. Saiba mais sobre esses indicadores aqui.
“Os conteúdos que percebemos que fazem mais sucesso em nossos murais são todos os que envolvem os colaboradores, o Você na TV SPC (mostra os hobbies de cada um), a editoria de aniversariantes, as fotos das festas/ações e principalmente o manual de boas práticas.” diz, Felipe.
O SPC tirou o manual do papel e trouxe para a telinha, e a “série” faz muito sucesso por lá. Eles tinham a demanda de “educar” os colaboradores quanto às boas práticas da empresa, mas, não queriam isso através de um documento que dissesse o que os colaboradores devem ou não fazer e pensando no público jovem da empresa (que é maioria), entenderam que no formato de vídeo seria mais adequado e eficiente.
“Nós costumamos trabalhar com muito bom humor e quisemos trazer isso para esse material, portanto criamos um personagem que fosse apaixonado pelo SPC Brasil, e todas as suas ações “erradas” não seriam feitas por mal, nesse momento surgiu Manoel de Vidas-Boas e o Doutor Especialista, uma figura pseudo-mágica que aparece em diversas situações para conscientizar nosso protagonista. Junto aos episódios, é publicado um capítulo do Manual de Boas Práticas em nossa intranet, oficializando o que foi dito no episódio.”
Vídeos e animações fazem toda diferença na grade de programação e deixam sua TV bem mais atrativa (a B2 Mídia disponibiliza semanalmente uma animação para download, veja tudo aqui).
Faça uma análise e identifique o que você pode tirar do papel e levar para a TV Corporativa da sua empresa, em muitos casos a falha não está na comunicação em si, mas, na forma de comunicar.Pense nisso!