• 25/10/2016
  • Comunicación, Corporativo, RRHH

Como surgiu a Tv Corporativa?

corporativa

O banco Bamerindus foi pioneiro no uso da tv corporativa

No Brasil, a Televisión corporativa começou a ser usada em meados dos anos 90, o banco Bamerindus, foi o pioneiro no uso da tv institucional. A razão social nascida em 1971 como banco Bamerindus do Brasil/AS inovou na forma de comunicar seus colaboradores e clientes.
A tv Bamerindus comunicava em três pilares: treinamento, jornal audiovisual empresarial e mural para clientes. Jornalistas, funcionários do banco, eram os responsáveis por alimentar os conteúdos na tv, o banco contava com mais de mil agências. O telejornal era veiculado em fitas VHS e disponibilizados cerca de 2 mil a 3 mil cópias a cada 15 dias para todo o país. Já imaginou o trabalho desses profissionais para fazer essas informações circularem?

A tv corporativa do Bamerindus durou entre 1991 a 1997 e foi um sucesso na época em que a tecnologia não era muito evoluída. Aos poucos outras empresas também aderiram a comunicação audiovisual, entre elas: o Banco do Brasil em 1997, o Senac, a empresa Rodobens (responsável por colocar em prática a operação via satélite no país), entre outras.

Segundo Cláudia Lemos e Rozalia Del Gaudio (2003,p 257), a comunicação empresarial foi intensificada no final do século XIX, principalmente na Europa e Estados Unidos. O objetivo era trazer informações dos sindicatos e melhorar o rendimento de trabalhadores.

Os tempos mudaram e a tv corporativa passou por grandes transformações, e hoje é possível ter acesso através de telas de LCD/LFD, instaladas em pontos estratégicos de comum convivência.  Essa ferramenta é grande aliada da comunicación interna, que tem evoluindo cada vez mais na forma de comunicar. Nos últimos anos, até a forma de capturar imagens mudou, as “selfies” e transmissões em vídeos já estão sendo usadas nas tvs corporativas das empresas. Entende-se que essa é mais uma forma de aproximar empresa e funcionário.

A B2 Mídia, oferece soluções tecnológicas para agilizar, potencializar e facilitar o dia a dia dos gestores das tvs corporativas. Na tv é possível agendar conteúdos, datas comemorativas, aniversariantes, novidades da empresa, metas, valores, ações de marketing interno e transmissões de vídeos. Clique aquí e conheça nosso trabalho.


Sigue leyendo

Ver más

Ponte en contacto con nuestros expertos 

Imagem
¡Quiero una demostración!