O Inbound Marketing consiste em atrair através de conteúdos que sejam adequados e relevantes para os potenciais clientes que respondam às suas dúvidas.
Metodologia: fazer com que desconhecidos sejam seus clientes e promotores de sua marca.
Atrair: está etapa concentra-se nos esforços em atrair desconhecidos para sua página. Estes desconhecidos são pessoas que procuram soluções para seus problemas, pessoas que buscam um conteúdo específico e encontram em sua página as respostas e as soluções, tornando-se assim, visitantes.
Converter: o objetivo desta etapa é converter visitantes em leads. Estes serão visitantes atraídos pelo conteúdo e deixarão dados de contato em troca de uma oferta que seja de seu interesse.
Fechar: uma vez que você já tem os dados de contato dos leads, este deve ser o momento em que seus esforços devem ser concentrados na nutrição, tornando seus leads qualificados o suficiente para se tornarem seus clientes.
Encantar: agora você precisa encantar seus clientes para que eles virem os promotores da sua marca e tragam novos clientes para sua empresa. Construa confiança, inove, comunique-se e eduque os para proporcioná-los uma experiência incrível!
É importante lembrar que todas as ações de Inbound Marketing devem ser voltadas para às suas buyer personas.
Decisão: é o momento em que o método de solução do problema já foi escolhido. A pessoa levanta informações sobre as empresas que fornecem a solução para o problema, utilizando seus critérios para fechar a compra. (aqui é indicado fazer demonstrações gratuitas do produto/serviço).
O que é Outbound Marketing?
O Outbound Markerting nada mais que é o Marketing tradicional e cresceu muito com o uso de propagandas no rádio, tv, revistas, e-mails, patrocínio de eventos, outdoors entre outros. O Outbound também pode ser encontrado no mundo digital, você já se deparou com aquelas propagandas interrompendo um vídeo que estava assistindo? Também é uma ação de Outbound.
Estratégias de Outbound Marketing
É possível mesclar Inbound e Outbound Marketing?
Sim! As duas técnicas juntas podem gerar um ótimo resultado para a sua estratégia de Marketing. As táticas de Outbound podem ser usadas para promover as de Inbound e vice-versa.